Debaixo das Rodas

Debaixo das Rodas Hermann Hesse
Herman Hesse


Compartilhe


Debaixo das Rodas





A atmosfera de sua cidade natal, bem como os outros lugares por onde passou a infância são os cenários desse conto que Hermann Hesse escreveu com apenas 25 anos de idade, e que se tornou um de seus mais conhecidos e discutidos.

E não apenas por causa do cenário, mas sim pelo enredo, a obra traz feições completamente autobiográficas nos dois personagens principais.

Trata-se de história da vida curta de um garoto extraordinariamente inteligente que foi interiormente destruido através das pressões do sistema de educação.

O talentoso aluno Hans Giebenrath é orfão de mãe e a vontade de seu pai era que ele, ao terminar a escola primária, prestasse um exame para estudar teologia na famoso convento de Maulbronn. Os estudos preparatórios para o tal exame toma-lhe todo o tempo livre chegando ao ponto de tirar-lhe qualquer opção de lazer, sacrifiando-lhe até mesmo as férias. O delicado garoto começa lentamente a sofrer, física e psicologicamente as consequências disso.

Ficção

Edições (1)

ver mais
Debaixo das Rodas

Similares


Resenhas para Debaixo das Rodas (5)

ver mais
A incontrolável complexidade humana que ignora o tempo!
on 18/9/10


Nesta narrativa, Herman Hesse faz uma crítica ao sistema de ensino alemão de sua época, mostra a adolescência roubada e suas consequências, e junto a tudo isso invoca questões aflorantes nesta fase da vida! E o faz através do ainda adolescente Hans, tido como um gênio, que se torna um meio de cura para as frustrações de seu pai e de seus conterrâneos que decidem sobre suas horas, dias e escolhas, o que se torna irremediável. O livro mostra muito bem a sensação de opressão e afu... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam1
Avaliações 4.0 / 87
5
ranking 37
37%
4
ranking 33
33%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

48%

52%

smncrstn
cadastrou em:
30/01/2009 13:01:00
Tiago
editou em:
23/02/2019 21:04:32