Deixe o Quarto como Está

Deixe o Quarto como Está Amilcar Bettega


Compartilhe


Deixe o Quarto como Está


Ou Estudos para a composição do cansaço.




Publicado pela primeira vez em 2002, « Deixe o quarto como está » teve uma excelente recepção por parte da crítica, que saudou a inventividade narrativa e a sobriedade da linguagem empregada pelo autor. O livro é uma coletânea de quatorze contos que descrevem mundos e personagens escorregadios, cada um obedecendo a uma lógica própria e muito distante daquela que costuma reger o nosso cotidiano. O insólito e o imprevisível emergem em cada frase, como que a contestar insistentemente a nossa própria noção do real.
Esgotado há quase uma década, « Deixe o quarto como está » é agora relançado exclusivamente em versão digital.

O que disse a crítica :

« O livro de Amilcar Bettega é composto de contos fora de comum nos dois sentidos da palavra. Pela temática e originalidade, inscrevem-se entre os melhores contos surrealistas, enquanto pela arte narrativa contam-se de pleno direito entre os melhores de nossa literatura." » (Wilson Martins, O Globo)

"’Deixe o quarto como está' é uma dessas obras que inquietam o leitor, não só pela estranheza de seus temas, mas, e talvez principalmente, por aquio que lhes dá o caráter de verossímeis. Lemos as narrativas sob a perspectiva da ficção, do fantástico, mas, curiosamente, encontramo-nos perseguidos pela tendência de encontrar ali uma grande verdade." (Ernani Mügge, Brasil/Brazil)

"Os contos de Bettega são narrados de modo desassombrado, sincero, com a mesma naturalidade de quem relata um evento cotidiano, ou um caso sem importância. É nessa atmosfera banal que o imaginário irrompe, não para quebrar ou substituir a realidade, ou para com ela competir, mas, ao contrário, para alargá-la, descortinando fronteiras que habitualmente desconsideramos." (José Castello, Revista Bravo!)

« Alternando luz e sombra, o autor constroi uma atmosfera ambígua, entre o sonho e a vigília, sob a qual ergue-se um mundo que nos parece familiar, apesar de toda a estranheza que desperta à primeira vista. Talvez o familiar esteja nos sentimentos que guiam os personagens: cansaço, solidão, tristeza e, atravessando tudo isso, uma magra e insistente esperança. Ou talvez esteja na forma inacabada de cada uma dessas composições, a nos lembrar nossa condição humana, sempre provisória. » ( Flávio Carneiro, Jornal do Brasil)

« Coisa rara, trata-se de um livro sem pontos baixos. » (Carlos Graieb, Veja)

Recentemente, em matéria da Revista Bula (ver link) "Deixe o quarto como está" foi considerado um dos 15 livros "obrigatórios" dos últimos 15 anos da literatura brasileira.
http://www.revistabula.com/3412-15-livros-obrigatorios-dos-ultimos-15-anos-da-literatura-brasileira/

Contos / Fantasia / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
Deixe o quarto como está
Deixe o Quarto como Está
Deixe o quarto como está

Similares


Resenhas para Deixe o Quarto como Está (91)

ver mais
Não excepcional, mas funcional
on 30/1/21


“Deixe o quarto como está” é a segunda obra do contista gaúcho Amílcar Bettega Barbosa (possui 3 livros de contos, 1 romance e participa de várias antologias). É formada por 14 contos do estilo realismo fantástico - que mescla elementos reais (como ambientes e personagens) a outros incongruentes. São situações que, para aquela dimensão proposta pelo autor, são coerentes, embora envoltas por uma atmosfera onírica. Os enredos têm uma conotação cerebral, parece que há uma mensagem a ser t... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam3
Avaliações 3.4 / 537
5
ranking 17
17%
4
ranking 39
39%
3
ranking 32
32%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

20%

80%

Felipe
cadastrou em:
09/03/2015 18:20:55
Maiára Mirapalhete
editou em:
11/08/2023 11:36:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR