Depoimento

Depoimento Carlos Lacerda


Compartilhe


Depoimento (Brasil Século 20)





"Depoimento" é o último, talvez o maior, e certamente o mais importante de todos os que Carlos Lacerda fez. São histórias de quase 50 anos da vida brasileira, contadas, analisadas e interpretadas pelo mais marcante político de sua geração. Não se trata de uma simples entrevista. Mas também não houve preocupações de "fazer História". É apenas um depoimento jornalístico, gravado durante 34 horas em quatro fins de semana.

E a importância do "Depoimento" está justamente nesse fato. Não é uma biografia, não é um livro de memórias. Não é, também, um depoimento pensado, medido. É uma conversa solta, franca, capaz de permitir ao leitor entender como Carlos Lacerda analisa, julga, justifica e interpreta a História contemporânea do país. E se a importância do livro está diretamente ligada à importância da participação de Carlos Lacerda na política brasileira, é ainda necessário lembrar que este "Depoimento" abriu caminho para uma série de outros, iniciando a fase do que os cientistas políticos chamam de "História Oral", que permitirá às futuras gerações entender melhor o Brasil.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História do Brasil / Política

Edições (2)

ver mais
Depoimento
Depoimento

Similares


Resenhas para Depoimento (1)

ver mais
Valioso testemunho da História política brasileira
on 7/1/09


A qualquer um que procure estudar a História do Brasil contemporâneo, ainda permeada por um marxismo rasteiro, a figura de Carlos Lacerda quase sempre aparecerá como a de um ser desprezível, reacionário, oportunista e antidemocrático: foi o estopim da morte de Getúlio, pregou a intervenção militar contra a eleição ganha por JK e foi um dos artífices do "golpe" (palavra com conotação ideológica profunda demais para deixar sem aspas) de 1964. Só por esse motivo, a leitura de "Depoimento... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 75
75%
4
ranking 17
17%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Edj
cadastrou em:
07/01/2009 18:04:31
Cioran E.
editou em:
05/10/2016 15:43:06