Diálogos Fabulosíssimos

Diálogos Fabulosíssimos Gilles Eduar


Compartilhe


Diálogos Fabulosíssimos





O francês Jean de la Fontaine (1621-95) dedicou-se a diversos gêneros da literatura, mas foi com a publicação de suas fábulas que ele adquiriu grande fama. São mais de duzentas histórias, escritas em versos de maneira sofisticada e agradável, que encantaram crianças e adultos do mundo todo.
Gilles Eduar retomou algumas das mais conhecidas e as recontou em forma de diálogo. São conversas divertidas e muitas vezes surpreendentes, pois o autor subverte a moral contida na fábula clássica e a reinterpreta de forma criativa e original, apresentando outro desfecho ou outro ponto de vista sobre a moralidade que ela inspira. Assim, na nova versão da história da Cigarra e da Formiga, por exemplo, a Cigarra convida a Formiga a ir a uma festa onde vai tocar e cantar, e a pequena trabalhadora, que nunca pensara que podia se divertir, topa pagar o ingresso para assistir ao show da amiga artista. No caso do diálogo entre o Sapo e o Boi, se na primeira versão a personagem era uma Rã invejosa que incha até estourar, nesta o Sapo acaba sendo convidado pelo Boi a conhecer sua prima Vaca.
Além dessas, o livro é composto de outras dezoito conversas fabulosíssimas - entre a Cegonha e o Lobo, o Carvalho e o Caniço, a Lebre e a Tartaruga, o peixinho e o pescador, o Leão e o Mosquito, o rato urbano e o rato do campo, o Rato e o Leão...
Ao final do volume, o autor apresenta, de forma resumida, as histórias como La Fontaine as contou, para que o leitor possa comparar as duas versões, e quem sabe se animar para criar a sua.

Edições (1)

ver mais
Diálogos Fabulosíssimos

Similares

(3) ver mais
Lolo Barnabé
Lá Vem História Outra Vez
As Lendas Urbanas da Morte

Resenhas para Diálogos Fabulosíssimos (1)

ver mais
Um livro fabuloso.
on 9/11/11


Gilles Eduar é antes de tudo um leitor de fábulas. Isso, em conjunto com suas generosas doses de talento, fazem desse livro um inusitado encontro. Diálogos Fabulosíssimos (re)conta 20 fábulas de um forma, digamos, peculiar. Gilles traz a tona uma suposição interessante ao universo da fábula: 'E se resolvéssemos contá-las de outras formas, que não pela 'ordem' da moral e do que foi instituído?' Assim, fugindo do sonolento politicamente correto que inunda as histórias destinadas às crian... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.8 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 13
13%

9%

91%

Filyppe.Saraiva
cadastrou em:
11/09/2011 13:39:05