Diálogos Fabulosíssimos

Diálogos Fabulosíssimos Gilles Eduar

Resenhas - Diálogos Fabulosíssimos

Thamila Santos 30/11/2011

Um livro fabuloso.
Gilles Eduar é antes de tudo um leitor de fábulas. Isso, em conjunto com suas generosas doses de talento, fazem desse livro um inusitado encontro. Diálogos Fabulosíssimos (re)conta 20 fábulas de um forma, digamos, peculiar. Gilles traz a tona uma suposição interessante ao universo da fábula: 'E se resolvéssemos contá-las de outras formas, que não pela 'ordem' da moral e do que foi instituído?' Assim, fugindo do sonolento politicamente correto que inunda as histórias destinadas às crianças atualmente, o autor subverte e produz outros sentidos para as fábulas. Temas como morte, disputas, gênero, laços sociais, regionalidades e muitos outros povoam o livro desse escritor e ilustrador. Na leitura do livro nota-se uma profundidade de Gilles com as histórias, ele nos mostra o cuidado e a honestidade com que cada uma delas foi re-criada, e mais, nos parece o tempo todo que ele nos convoca pra participar da brincadeira. Seja nos diálogos propositivos ou nos questionamentos provocativos. Fora o texto, o livro traz ilustrações do próprio autor. E esse é outro presente a parte! Outro detalhe desse livro é a breve resenha que o autor preparou de cada uma das fábulas ali contempladas. Bem, essa obra é uma grata surpresa, que não se esgota apenas na leitura, mas nos leva a revisitar nossa visão de infância, de moralidade, de ética ... enfim, um prato cheio e saboroso de uma literatura pra todos!