Diário da Queda

Diário da Queda Michel Laub


Compartilhe


Diário da Queda





Um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes - a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda.
Dessa reflexão fazem parte também as trajetórias de seu pai, com quem o protagonista tem uma relação difícil, e de seu avô, sobrevivente de Auschwitz que passou anos escrevendo um diário secreto e bizarro. São três gerações, cuja história parece ser uma só; são lembranças que se juntam de maneira fragmentada, como numa lista em que os fatos carregam em si tanto inocência quanto brutalidade.
Numa prosa que oscila entre violência, lirismo e ironia, com pausas para uma neutralidade quase documental na descrição de cheiros, gostos, sons, fatos e sentimentos, Diário da queda é uma viagem inusitada pela memória de um homem no momento em que ele precisa fazer a escolha que mudará sua vida.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Diário da Queda

Similares

(32) ver mais
Barba Ensopada de Sangue
É Isto um Homem?
A Maçã Envenenada
Os lados do círculo

Resenhas para Diário da Queda (31)

ver mais
E agora, João? Ou Michel?
on 18/11/13


Conhecia Michel Laub e este livro apenas de ouvir falar: nunca havia lido nada do autor antes. Mas agora posso dizer que Laub escreve claramente e a maneira como apresenta seu relato (em forma de tópicos numerados, a maior parte do tempo) também é interessante. Diário da Queda é um livro curto, que se lê rapidamente. Não é um diário no sentido estrito da palavra (mas é no sentido amplo) e tampouco a queda (a principal, essa do título) tem qualquer coisa de metafórica, como eu esperav... leia mais

Estatísticas

Desejam228
Trocam5
Avaliações 4.0 / 787
5
ranking 33
33%
4
ranking 44
44%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Samir
cadastrou em:
22/03/2011 09:48:52
Laura
editou em:
16/07/2019 07:08:24