Diário de um Cucaracha

Diário de um Cucaracha Henfil


Compartilhe


Diário de um Cucaracha





Publicado em 1976, "Diário de um Cucaracha" narra a passagem de Henfil pelos Estados Unidos, onde tentou, como grande parte dos latino-americanos, "fazer a América".

A obra traz o relato de um choque cultural e a reação do público americano aos seus personagens, classificados como agressivos e ofensivos.



A narrativa é feita de forma que leva ao leitor uma certa identificação, não como ser anônimo, mas como um amigo ou conhecido do autor.



A princípio, quando Henfil fugiu para os Estados Unidos, seu objetivo era escapar da censura e da repressão da ditadura militar. Cartunista e chargista, considerava que só a partir de Nova Iorque sua mensagem poderia atingir um maior número de pessoas possíveis.



Mordaz e carregado de uma melancolia humorística, Henfil descreve em detalhes desde o forte racismo imposto pelos norte-americanos aos imigrantes latinos, até a sua peregrinação pelos hospitais dos EUA em busca de tratamento para sua doença, tudo isso sem saber uma única frase em inglês.

Os cucarachas, recebem esse nome por causa das considerações norte-americanas racistas em relação aos negros, diziam que eles "procriam feito baratas", daí veio o apelido.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Diário de um Cucaracha

Similares

(5) ver mais
Henfil na China (antes da Coca-Cola)
Cartas da mãe
A Volta do Fradim
Caricatura dos Tempos

Resenhas para Diário de um Cucaracha (3)

ver mais
Diário de um Cucaracha
on 26/7/10


Devo começar essa resenha com um chavão: todos os livros correspondem à parte de alguém. Não é um chavão? Para mim é. Cada livro que leio é uma história de amor, umas bem sucedidas e outras não, ‘Diário de um Cucaracha’ definitivamente foi bem sucedida. Como todas as histórias começarei pelo início, a capa (ou aparência) o titulo, escrito com nítida associação a bandeira dos EUA, e uma barata, mais que o suficiente para lê-lo. Não? Se a capa não bastasse para ler essa obra o autor ce... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam10
Avaliações 4.1 / 174
5
ranking 39
39%
4
ranking 37
37%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Vitor Joenk
cadastrou em:
13/01/2009 15:23:16
Bruno.Brauer
editou em:
08/07/2017 12:13:11