Diários de bicicleta

Diários de bicicleta David Byrne


Compartilhe


Diários de bicicleta





Desde o início dos anos 80, David Byrne tem usado a bicicleta como principal forma de locomoção em Nova York, cidade onde vive. Quando viaja ou sai em turnê, ele sempre leva consigo uma bicicleta dobrável. A princípio, tal decisão foi tomada por mera conveniência. No entanto, quanto mais cidades visitava, mais o músico se tornava adepto desse meio de transporte e da sensação de liberdade que ele proporciona. Ao conhecer novos lugares (ou o próprio lugar onde vive) sobre duas rodas, Byrne percebeu ser possível ampliar a percepção dos ritmos e dinâmicas características de uma cidade, de sua geografia e de seus habitantes, e passou então a registrar em um diário suas observações e descobertas sobre as metrópoles por onde passava.



Diários de bicicleta é a reunião de vários escritos do autor ao longo dos últimos anos – de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos: política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade, entre outros, sempre com uma mistura muito particular de humildade, curiosidade e bom humor.



David Byrne é mundialmente conhecido por seu trabalho como músico à frente do Talking Heads, banda cult dos anos 80, e por seus álbuns solo e em parceria com Brian Eno, como Everything that happens will happen today, um das colaborações mais recentes. Sob o selo independente Luaka Bop, Byrne foi o responsável por distribuir internacionalmente grandes nomes do que se convencionou chamar de world music (entre os artistas brasileiros, lançou trabalhos de Tom Zé, Yoñlu, +2 e Os Mutantes). Além da música, o artista também encabeça uma série de projetos nas artes plásticas, no teatro e no cinema, colaborando com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Thwyla Tharp, Robert Wilson, Jonathan Demme e Bernardo Bertolucci.



Nascido em Dumbarton, na Escócia, em 1952, David Byrne frequentou a Rhode Island School of Design e o Maryland Institute College of Art. Atualmente, vive em Nova York.

Edições (1)

ver mais
Diários de bicicleta

Similares

(3) ver mais
Bikenomics
Feijoada de Bacalhau
Três Homens numa Viagem

Resenhas para Diários de bicicleta (15)

ver mais
Livros de Viagem
on 6/5/10


Uma comparação de Diários de Bicicleta com Saga Lusa: http://factoide.wordpress.com/2010/06/01/os-livros-de-viagem-que-sao-uma-viagem/... leia mais

Vídeos Diários de bicicleta (1)

ver mais
LidoLendo - Diários de Bicicleta - David Byrne - RESENHA

LidoLendo - Diários de Bicicleta - David Byrn


Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 3.8 / 105
5
ranking 30
30%
4
ranking 36
36%
3
ranking 28
28%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

46%

54%

Ana
cadastrou em:
04/12/2009 23:19:31