Direito Administrativo

Direito Administrativo Maria Sylvia Zanella Di Pietro


Compartilhe


Direito Administrativo





Este livro desenvolve os vários temas do direito administrativo de forma clara e didática e com a preocupação de manter a disciplina atualizada diante das sucessivas inovações constitucionais que vão imprimindo nova feição a esse importante ramo da ciência jurídica.

As constantes alterações no direito positivo e as inovações que vão sendo introduzidas por conta das frequentes reformas no âmbito da Administração Pública conduzem à necessidade de revisão do livro, seja para atualizar a legislação mencionada, seja para introduzir novas ideias que se vão formando à medida que os novos institutos vão sendo discutidos e aplicados na prática.

Nesta nova edição, além da revisão geral da obra e acréscimo de alguma jurisprudência, foi feita a atualização dos Capítulos 8 e 9, para adaptação às alterações legislativas, especialmente quanto à licitação sustentável (regulamentada na esfera federal) e à extensão do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) a outras contratações que não as previstas na redação original da Lei no 12.462/11.

Também alterações foram feitas no Capítulo 8, com referência às parcerias público-privadas, em decorrência da Medida Provisória no 575 (convertida na Lei no 12.766, de 27-12-12), que introduz alterações na Lei no 11.079, de 2004 (Lei das Parcerias Público-Privadas).
No Capítulo 6, que trata das restrições do Estado sobre a propriedade privada, foi referida e comentada jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça quanto aos requisitos exigidos para que ocorra a chamada desapropriação indireta.

No Capítulo 13, sobre servidores públicos, foi comentada a inovação introduzida pela Emenda Constitucional no 70, de 2012, no que diz respeito ao cálculo dos proventos em casos de aposentadoria por invalidez. Também foi introduzida nova legislação sobre o regime de previdência complementar, já instituído para os servidores públicos federais.

Maria Sylvia Zanella Di Pietro é professora titular aposentada de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É autora também dos livros Discricionariedade administrativa na Constituição de 1988; Parcerias na administração pública; e Uso privativo de bem público por particular, coautora de Servidores públicos na Constituição de 1988 e coordenadora de Supremacia do interesse público, publicados pela Atlas.

Livro-texto para a disciplina Direito Administrativo dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Didáticos / Técnico / Direito

Edições (12)

ver mais
Direito Administrativo
Direito Administrativo
Direito Administrativo
Direito Administrativo

Similares

(13) ver mais
Curso de Direito Processual Civil Vol.1
Direito Administrativo Brasileiro
Teoria Geral do Novo Processo Civil

Resenhas para Direito Administrativo (1)

ver mais
on 25/3/15


O Direito Administrativo dissecado mediante a profunda abordagem doutrinária das principais matérias pertinentes à disciplina - é o que este livro proporciona ao leitor. Aos estudantes, qualquer seja o nível, aos profissionais e aos interessados na realização de consultas sobre os temas relativos às matérias do Direito Administrativo, a obra é um excelente indicativo para o estudo. Grande nome do Direito Administrativo, a autora discorre em sua robusta obra sobre a matéria com pers... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam9
Avaliações 4.1 / 100
5
ranking 37
37%
4
ranking 39
39%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Ana
editou em:
03/06/2015 23:50:04