Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez


Compartilhe


Do amor e outros demônios





Um livro sobre o desejo que elege as paixões e atinge as raízes mais profundas do ser humano: o amor.

Em 1949, o convento histórico de Santa Clara seria vendido para a construção de um hotel cinco estrelas no local. E Gabriel García Márquez, um jovem repórter, é designado para acompanhar a remoção das criptas funerárias da capela.

O que mais impressionou este colombiano foi o túmulo de uma menina, que o fez lembrar as lendas contadas por sua avó. Segundo ela, no Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Venerada por seus milagres, ela foi mordida por um cachorro e morreu de raiva. Seria aquela marquesinha de sua infância ali enterrada?

García Márquez conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento.

Do amor e outros demônios vem, assim, de uma inspiração de quase meio século. Mas sua história vai além. García Márquez viaja até a Colômbia, ainda colônia da Espanha, para compor uma história de amor, cercada por mistério, sortilégio e feitiçaria, culminando num processo instaurado na Inquisição. Novamente um tema eternizado na literatura mundial – um dos desejos que elege as paixões e atinge as raízes mais profundas do ser humano: o amor.

Uma terna evocação de um passado colonial que, de forma pungente, amplia a solidão de uma época e das pessoas, assim é Do amor e outros demônios. Ao unir a jovem Sierva María de Todos los Ángeles e o padre Cayetano Delaura em momentos de terno sossego e ardente volúpia, o mestre do realismo mágico cria uma história com força e a pungência de um drama de nossos dias.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (9)

ver mais
Do amor e outros demônios
Do Amor e Outros Demônios
Do amor e outros demônios
Do Amor e Outros Demônios

Similares

(23) ver mais
Memórias de Minhas Putas Tristes
Cem Anos de Solidão
Crônica de Uma Morte Anunciada
O Amor nos Tempos de Cólera

Resenhas para Do amor e outros demônios (198)

ver mais
Os demônios do desconhecido

Olha, que satisfação é ler Gabriel García Márquez. Este "Do amor e outros demônios" é o terceiro livro que termino do Nobel colombiano, o segundo em 2020, e mais uma vez fui surpreendido. É difícil imaginar um escritor que tenha entendido tão bem como traduzir o espírito latino-americano. Neste livro, Gabo apresenta um sincretismo em vários níveis: cultural, religioso e social. O leitor se depara com uma realidade que, apesar de se passar no período colonial, produz ecos até hoje.... leia mais

Vídeos Do amor e outros demônios (1)

ver mais
Do Amor e Outros Demônios (Gabriel García Márquez)

Do Amor e Outros Demônios (Gabriel García Már


Estatísticas

Desejam851
Trocam16
Avaliações 4.2 / 4.162
5
ranking 47
47%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Marcos
cadastrou em:
27/02/2014 15:43:16
Alê | @alexandrejjr
editou em:
20/05/2021 14:45:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR