É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi


Compartilhe


É isto um homem?





Relato autêntico da experiência de Primo Levi em campos de concentração, este livro é o depoimento pessoal de um situação impessoal.

Deportado em 1944 para Auschwitz, Levi sobreviveu. Dos 50 judeus deportados com ele, no entanto, sobraram apenas três. O dia a dia de trabalhos pesados, humilhações e assassinatos encarregou-se de desumanizar e reduzir a algo inqualificável o que era antes um homem digno de tal nome.

É isto um homem? não é, no entanto, apenas mais um livro sobre os horrores da Segunda Guerra. Tampouco uma obra encharcada de ódio, incapaz de fazer vingar qualquer racionalidade.

Nela Primo Levi faz a apologia de uma das teorias que lhe eram mais caras. A de que "a ação humana só pode ser julgada individualmente, caso a caso".

Perdidos naquela babel, os judeus encontravam como algozes homens igualmente indistinguíveis. Tão inacessíveis que se tornavam inodiáveis.

Dotado de uma lucidez impressionante, Primo Levi compõe com elegância e disciplina um dos marcos da literatura de seu tempo.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (5)

ver mais
É isto um homem?
É isto um homem?
Se Isto é um Homem
É Isto um Homem?

Similares

(42) ver mais
A Noite
A Guerra Não Tem Rosto De Mulher
As 999 primeiras mulheres de Auschwitz
Partes Humanas

Resenhas para É isto um homem? (150)

ver mais
Duro e necessário

Como o ser humano deixa de ser 'humano' para sobreviver. Está é uma história seca, dura, amarga e real. Sem aventuras e com pouquíssima esperança Primo conta o que realmente aconteceu, e para que fantasiar se não há um pingo de fantasia nessa experiência vivida...... leia mais

Estatísticas

Desejam685
Trocam5
Avaliações 4.6 / 1.788
5
ranking 72
72%
4
ranking 23
23%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Helena
cadastrou em:
16/07/2013 13:22:53
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/01/2021 04:32:23