É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

Alê | @alexandrejjr 19/01/2022

O homem é o prisioneiro do homem

Alguém já disse alguma vez e eu repito: a memória é um conjunto infinito de labirintos. É por isso que “É isto um homem?”, exemplar máximo da literatura de testemunho, é essencial. Afinal, como recordar em palavras um dos períodos mais violentos da história humana?

O químico Primo Levi, judeu italiano sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, mostra neste relato impressionante a pequenez humana. Mostra como a liberdade, o bem maior que todos almejamos, pode ser usurpada diante de nossos olhos sem a menor possibilidade de reação. Ao narrar com tremendo esforço e invejável compromisso ético seus dias no inferno nazista, Levi oferece aos leitores, sem juízo de valor algum, uma reflexão sobre a humanidade. O que é o progresso, a ética, a justiça e a política em meio à desumanização? Em meio a um contexto de caos e extrema violência, em que o homem livre é inexistente, Levi consegue nos mostrar que esses conceitos não passam de palavras ou signos em desuso.

Para além de relatar o cotidiano em Auschwitz, em analisar o declínio da humanidade perante seus próprios olhos, Levi deixa como legado em “É isto um homem?” a necessidade de preservar a memória. O testemunho de Levi é, portanto, a preservação do coletivo. O coletivo que sofreu, morreu e constantemente é alvo de uma tentativa de esquecimento, de apagamento. Porque a pergunta que dá título ao livro é um questionamento sem conclusão simples: o homem é o mesmo que matou milhares de judeus, mas também é o mesmo que sofreu com a perda da identidade nos campos de concentração nazistas. Portanto, o homem é uma incógnita.

Após a leitura de “É isto um homem?”, me atrevo a pensar que a clássica frase de Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”, merece uma ressignificação: o homem é o prisioneiro do homem. Porque Primo Levi foi - e ainda é - a voz de quem foi silenciado e a nós, meros leitores, basta escutá-lo.
Katielly 20/01/2022minha estante
Sempre bom ler suas resenhas, Alê!  Tenho muita vontade de ler este livro.

Kivia Raquel 20/01/2022minha estante
Já irei incluir este em minhas próximas leituras. Obrigada por compartilhar.

Craotchky 20/01/2022minha estante
Breve e excelente texto.

Alê | @alexandrejjr 20/01/2022minha estante
Katielly, obrigado por acompanhar e comentar sempre que possível!

Kivia, agradeço a leitura! É um livro muito importante mesmo, e de uma beleza - apesar do tema - singular.

Agradeço o elogio, Filipe!

Luciana 21/01/2022minha estante
Sou doida pra ler esse livro! Valeu por compartilhar a resenha!

Alê | @alexandrejjr 21/01/2022minha estante
Eu que agradeço a leitura, Lu! Obrigado!

Tamires Durães 25/01/2022minha estante
Resenha impecável, conseguiu descrever com exatidão as impressões que também tive ao lê-lo! A leitura de É isto um homem? é extremamente impactante e necessária, me interesso muito por leituras com pano de fundo o holocausto, este sem dúvida é o melhor que li.

Alê | @alexandrejjr 26/01/2022minha estante
Agradeço a leitura, Tamires!

@aprendilendo_ 20/06/2021

Resenha de "É isto um homem?"
Publicada pela primeira vez em 1947 e escrita por Primo Levi, “É isto um homem?” é tida como uma das mais importantes obras literárias acerca da 2ª Guerra Mundial. Nesse sentido, no livro, acompanhamos o testemunho e as reflexões do autor italiano sobre o período no qual ficou preso em Auschwitz, o maior campo de concentração nazista.

De início, com uma escrita lúcida, o livro surpreende pelo fato de, mesmo com um tema amargo e sufocante, entregar uma narrativa fluida, a qual não cansa o leitor no decorrer de suas páginas. Nesse contexto, grande responsável por tal característica é a estrutura de desenvolvimento dos fatos, a qual, por meio de capítulos curtos e uma exposição de acontecimentos lineares e correlacionados, consegue gerar uma boa sensação de continuidade narrativa, enquanto imerge o leitor na perspectiva de Levi. Em adição, outro elemento essencial do livro é a descrição dos fatos, toda a estrutura dos campos é descrita em seus detalhes, desde as funções dos presos e suas hierarquias internas, até a convivência de cada um com seus vizinhos e inimigos. Como consequência, com uma grande sensação de completude literária, tem-se o prosseguir de um relato impressionante e assustador.

Em segundo plano, sobre as reflexões do escritor, é demonstrado, de forma progressiva, toda uma melancolia ao redor da história contada. No entanto, em momento nenhum, Primo Levi passa a atacar seus algozes ou simplesmente revela um rancor maldoso contra os atos abomináveis. Pelo contrário, há aqui uma curiosa análise fria que, ao mesmo tempo, parece estar distante e próxima dos relatos, de forma a levar o leitor a ponderar de várias maneiras possíveis, seja pelo olhar de um prisioneiro nos campos de concentração, seja como mero expectador do desastre humano.

Portanto, “É isto um homem?” é um livro único e comovente em todos os seus aspectos, essencial para os em busca de refletir sobre a maldade humana, ou simplesmente entender mais sobre os tristes ocorridos na 2º Guerra Mundial.
Nota: 9.4
Instagram:@aprendilendo_
Cristian 24/06/2021minha estante
ótima resenha! Quando li, achei um soco no estômago, mas é como vc disse, uma escrita que não cansa o leitor, ele traz o fato o mais cru possível, com o mínimo de juízo de valor. Muito bom.

@aprendilendo_ 24/06/2021minha estante
Muito obrigado!!

Luana0612 02/11/2021minha estante
Amei a resenha seguindo o padrão de redação do Enem

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Duro e necessário
Como o ser humano deixa de ser 'humano' para sobreviver. Está é uma história seca, dura, amarga e real.

Sem aventuras e com pouquíssima esperança Primo conta o que realmente aconteceu, e para que fantasiar se não há um pingo de fantasia nessa experiência vivida...
Praia 25/12/2020minha estante
Onde leu?? A senhora têm o livro?? É q estou precisando de ler, por favor, help me.

Jéssica | @jehbreda 26/12/2020minha estante
Tenho em formato digital. No site de busca docero você deve achar o arquivo.

Otávio - @vendavaldelivros 26/04/2021

“Ninguém deve sair daqui; poderia levar ao mundo, junto com a marca gravada na carne, a má nova daquilo que, Em Auschwitz, o homem chegou a fazer do homem”.

De todos os filmes, séries e livros que já assisti ou li sobre a Segunda Guerra Mundial, nenhum me fez entrar tanto dentro da rotina de um prisioneiro de Auschwitz como o relato impressionante do italiano Primo Levi. As dores, as ações necessárias para a sobrevivência e tudo que o horror perpetrado pelos nazistas podia gerar estão aqui. É desesperador, sufocante e, infelizmente, uma prova de até onde a humanidade pode chegar.

Finalizado em 1958, “É isto um homem?” reúne os relatos da experiência do italiano Primo Levi, deportado para o campo de concentração de Auschwitz em 1944, meses antes da abertura do campo pelos soviéticos. Dos 650 judeus italianos presos e deportados da Itália com ele, apenas três sobreviveram. Números que se somaram às gigantescas estatísticas de até 3 milhões de mortos apenas nesses campos.

Da rotina de fome, frio, doenças e mortes que Levi escapou, saíram com ele os relatos de histórias que poderiam se perder no tempo, presos de todos os cantos da Europa, em sua esmagadora maioria inocentes, que pagavam ali por crimes que não existiam, com métodos cruéis e bestiais. É em meio a tudo isso que Primo Levi, lembrando de suas próprias experiências, questiona a humanidade e até quando podemos nos considerar humanos enquanto destruímos a mente, o espírito e os corpos de nossos semelhantes.

Os campos de concentração nazistas, o regime totalitário alemão e todos os outros que deixaram um rastro de sangue e destruição deveriam servir como exemplos para toda a humanidade, mas ainda hoje vemos e vivemos regimes que vivem sob a regência do ódio e de inspirações totalitárias. Nunca acreditei nos seres humanos como milagres ou modificadores positivos. No geral, nossa história é marcada por injustiças, crueldades, guerras e massacres. “É isto um homem?” é um livro duro, que machuca nossa própria alma, mas que deveria ser obrigatório para que, nunca mais, cheguemos perto de cometer os mesmos erros.

Danilo Parente 24/04/2022

"Não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem"
De todos os livros que já li sobre o holocausto, esse foi, sem dúvidas, o mais forte e mais marcante para mim. Não que os outros não tenham sua importância, todos têm. Contudo, esse relato do Primo Levi mexeu muito comigo, pois é extremamente forte, doloroso e inesquecível. Mistura-se isso a excelente escrita do autor e resulta em uma das obras mais necessárias sobre esse terrível período da história.

O questionamento que dá ensejo ao título do livro “É isto um homem?” nos remete a duas ideias: de um lado os que sofreram as perseguições dos nazistas, e de outro, os próprios nazistas. Explico: as pessoas que foram perseguidas e submetidas aos campos de concentração viveram em situações completamente degradantes, e diante de tais atos, alguns perderam a própria humanidade. Então seria isso um homem? Reduzido a mera coisa e sem o mínimo necessário para viver de forma digna? De outro, temos os Nazistas, pois como pode ser humano alguém que enxergava o outro apenas como uma coisa e que utilizava métodos cruéis só por causa de um discurso de superioridade de raça?

Um fato importante tocado pelo Primo Levi é o de que não devemos nos esquecer que o nazismo não se resume a uma pessoa, mas que representa a todos os que de alguma forma foram convenientes com essa ideologia, seja por ação ou omissão. Isso serve para outros momentos conflitantes da sociedade, pois não devemos nos calar diante de injustiças ou de arbitrariedades. Ao sermos omissos, estamos compactuando com aquilo que deveríamos repreender.

Esse livro é fundamental para todos, ainda mais em tempos nos quais algumas pessoas tentam relativizar o aconteceu dentro dos campos de concentração e que seres ignorantes têm voz para defender o indefensável. Sem dúvidas é um livro que ficará marcado para sempre na vida do leitor. Vale muito a leitura.

Julia Mendes 24/04/2022minha estante
"É isto um homem?" Eu pensava que o título era apenas sobre os nazistas. Gostei dessa ambiguidade. ?
Comprei o livro, Danilo. Mas acompanhei seus históricos e agora ando com medo de ler. Rs ??

Danilo Parente 25/04/2022minha estante
Não sei se foi bem essa intenção, mas foi o que interpretei hahaha já vi pessoas comentando que a pergunta se refere apenas ao estado que os judeus foram deixados. Acho que você vai gostar da leitura, embora seja dolorosa.

Julia Mendes 25/04/2022minha estante
O medo é esse mesmo! ? Rsrs

Guilherme.Monteiro 24/08/2020

Relatos desumanos
O que me chamou mais atenção nesse livro foi o quão Primo Levi descreve bem seus relatos sobre o holocausto, da qual ele viveu e foi um prisioneiro. É tão frio e tão cruel que da pra perceber mais ainda aquilo que já marcou a história, e Levi vai destrinchando seu cotidiano como prisioneiro e tudo o que passou e viu, toda a maldade humana perante seus olhos. Mas, como se tratando de um livro sobre relatos da guerra, não foi uma leitura que me prendeu muito (não sei se foi pela narrativa ou pelo momento que eu li que não funcionou muito bem), mesmo a proposta sendo algo de sensações desumanas, não me envolvi com a narrativa do livro e não ficou marcado na minha mente (apesar de ter trechos lindos e melancólicos).

Digo que é um livro excelente e reconheço isso, mas não funcionou tão bem quanto eu esperava no momento, talvez um dia com uma releitura eu possa aproveitar mais...

Mari 07/04/2021

Relato cru!
É isto um homem?
Faz tanto sentido o titulo com todo seu conteúdo.
É um relato de fatos, e de sentimentos. De amizade, companheirismo e de medo
Primo Levi escreve com perfeição, mesno relatando coisas tão tristes e dolorosas.

Xingmi 10/11/2023

Um soco doeria muito, muito menos. Essa leitura deveria ser obrigatória ao mundo. A crueldade humana é pavorosa, pra qualquer um que não tenha vivido num Campo de concentração é absolutamente impossível mensurar tudo que é descrito nesse livro, essas situações que milhões de pessoas, humanos assim como nós, foram submetidos. É doloroso ler esse livro, mas necessário.

Adriana 03/11/2022

O homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem
Relatos mais contundentes acerca dos horrores e monstruosidades vividas nos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

"É um homem quem mata, é um homem quem comete ou suporta injustiças; não é um homem que, perdida já toda reserva, compartilha a cama com um cadáver. Quem esperou que seu vizinho acabasse de morrer para tirar-lhe um pedaço de pão, está mais longe (embora sem culpa) do modelo do homem pensante do que o pigmeu mais primitivo ou o sádico mais atroz.
Uma parte da nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós; por isso, não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem". (trecho pág. 251)

Confusão diante do atormentador e do sofredor, até onde a humanidade pode ir (e chegou). As histórias de Levi carecem de emoção. Mas como exigir emoção quando sua condição humana está sob escrutínio? Não é possível fazer alguém q acorda para viver entender o q é acordar todos os dias para sobreviver.

Leitura impactante e necessária ?
Regis 04/11/2022minha estante
"... até onde a humanidade pode ir (e chegou)." Essa é a questão: a humanidade já foi vezes sem fim a lugares sombrios e já se mostrou desprovida de tudo que engloba a palavra "humanidade".
Ótima resenha, Drica.

Adriana 04/11/2022minha estante
Desprovidos de humanidade, essa é a palavra Regis. E o pior ainda, em tempos atuais ainda vemos isso, q a humanidade não está evoluindo. Como dizia Nilton Mendonça:
"Há uma nuvem de decadência e desumanidade seguido de ostentação com uma quantidade de ódio exacerbada e não estamos atentos q é no Amor q crescemos e damos um grande salto".

Alan kleber 04/11/2022minha estante
"O preço da liberdade é a eterna vigilância."

Alan kleber 04/11/2022minha estante
Esse livro é uma pancada.

Roneide.Braga 10/06/2020

[É ISTO UM HOMEM? - PRIMO LEVI]
O livro é sensacional, carregado de emoções inacreditáveis. Não há palavras suficientes que eu possa dizer para descrever a leitura desse livro. Só leia!!
Juliete Marçal 10/06/2020minha estante
Esse livro é impactante, entrou para os meus favoritos da vida! É o primeira da trilogia de Auschwitz. O segunda é tbm muito bom e fundamental. Recomendo! :)

Roneide.Braga 10/06/2020minha estante
Você pode me informa o nome do segundo? Eu vi que o autor tem 9 livros publicados. Realmente, esse livro é muito impactante. O final foi um choque pra mim.

Juliete Marçal 10/06/2020minha estante
Sim, a obra dele gira em torno das suas memórias ddo tempo que viveu como prisioneiro em Auschwitz, até os contos que ele publicou não escaparam desse universo.
O segundo livro da trilogia é 'A Trégua', e ele vai contar a sua volta para casa após o campo ter sido libertado, uma verdadeira saga. Muito bom!
O terceiro 'Os Afogados e os Sobreviventes' , eu ainda não li.
Acho que ele escreveu tanto sobre Auschwitz como uma forma de se libertar do que viveu lá, mas eu penso que alguém que viveu esse horror nunca volta o mesmo e tão pouco consegue viver e enxergar a vida antes.

Roneide.Braga 10/06/2020minha estante
Eu concordo plenamente com você! Muito obrigada, já estou curiosa sobre esse segundo livro.

George 12/10/2021

Boa biografia
Muito chamativa essa biografia contando os relatos dos campos de concentração as vezes dá pra sentir o que ele passava as dificuldade que ele transmiti recomendo

Inês 09/07/2020

Aterrador
Primo Levi, químico italiano, relata a sua experiência em Auschwitz desde fevereiro de 1944 a janeiro de 1945 (quando o campo é libertado pelos soldados do Exército Vermelho).
Um documento histórico sobre o Holocausto, onde a humanidade dos homens está sepultada.

Juliete Marçal 06/03/2020

A desumanização do homem.
O autor conta sua própria experiência como um judeu italiano em Auschwitz.

Desde as primeiras páginas do livro, a narrativa de Primo Levi é esclarecedora! É possível sentir, visualizar os horrores infligidos às vítimas ao infortúnio nos campos nazistas. Mesmo, o autor esclarecendo ao leitor no prefácio que o livro não traz nada de novo, que não seja de conhecimento de todos sobre os Campos de Concentração.

Os relatos das suas experiências vividas em Auschwitz, tem uma outra perspectiva: descrever a condição da alma humana dentro da situação infernal e bizarra dos Campos de Extermínio. Ele descreve e reflete sobre a desumanização do homem, o que o homem faz com outro homem e como o mesmo se comporta diante a perda da sua identidade; resistindo, permitindo ser subjugado, - então, entra a questão da hierarquia nos campos -, tudo isso, relatado em acontecimentos do seu dia a dia, sem uma ordem cronológica.

Primo Levi nos conta as suas memórias, de certa forma, até fria e natural, sem vitimismo, mas é justamente isso que desperta diversos sentimentos durante a leitura, inclusive, o de perplexidade, que é o tom também usado por ele.

É uma parte da História que gostaríamos que não houvesse existido. De fato, leituras como essa são necessárias para não ser esquecido e repetido.

Com certeza, 'É isto um homem?' entrou para a lista de favoritos da vida!

OBS: Uns dois capítulos do livro podem parecer meio enfadonhos ou confusos, tente ler nas entre linhas!

^^

Isabel 23/03/2023

Muito ótima!
Que leitura dolorida, porém essencial. Primo Levi nos conta sua vida no campo de concentração e os horrores que passaram.

Pamela.Cristina 21/05/2023

Campo.
É um dos melhores livros que já li, só não dei 5 pois tenho esperança de encontrar um superior...
A forma da escrita fluida e envolvente, uma riqueza de detalhes trás um senso de realidade que nos leva bem próximo ao ocorrido nos campos de extermínio, é terrível o que o homem é capaz de fazer, o mal existe, e diante disso os instintos mais primitivos são ativados.
Nós faz ser gratos, por ser livre, ter comida quente, roupas, enfim nossas necessidades básicas supridas, visto que como temos não conseguimos apreciar e dar o devido valor ...
Uma experiência incrível.