Ecce Homo

Ecce Homo Friedrich Nietzsche


Compartilhe


Ecce Homo


De como a gente se torna o que a gente é




Ecce Homo é uma das obras mais controvertidas de Nietzsche, publicada em meio ao agravamento de sua doença e transtorno mental.
A intenção de Nietzsche ao deixar esta última obra, pelas suas próprias palavras, era de não ser confundido ou mal compreendido. Tinha receio de ser "santificado" ou idolatrado e, por isso mesmo, deixou claro que não era nem santo (cita-se: "Eu sou um aprendiz do filósofo Dionísio, e faço gosto de ser tomado antes como sátiro do que um santo.") e que não desejava ser imitado e sim ser tomado como modelo (como já citado em A Gaia Ciência).
Neste livro ele não economiza palavras para citar grandes autores (muito ou pouco conhecidos). Explica o momento da vida no qual publicou cada uma de suas obras, dando, inclusive, em alguns casos, uma sinopse dos escritos.
Elogia, inclusive, aquela que considera como obra máxima, não apenas sua, mas de toda humanidade: Assim Falou Zaratustra. Antes de sua profunda enfermidade, fez questão de saber que seu livro havia sido publicado e traduzido.

Filosofia

Edições (22)

ver mais
Ecce Homo
Ecce Homo
Ecce homo
Ecce Homo

Similares

(7) ver mais
A Gaia Ciência
Deus não existe
Aurora
Genealogia da Moral

Resenhas para Ecce Homo (41)

ver mais
Determinante na minha formação
on 24/10/09


Quando li pela primeira vez esse livro, era muito jovem, e penso que muito não foi assimilado. É uma obra muito complexa, mas relendo outras vezes, posso dizer que foi determinante na minha formação. Ecce Homo, obra autobiográfica, onde o autor mostra a possibilidade, da “libertação de formas de pensar”, e que só nessa condição vale a pena pensar e viver. Diz Nietzsche: “Ninguém vive por nós a nossa própria vida, ninguém pode pensar por nós e para nós”. “Sê tu próprio”. Também nesse ... leia mais

Vídeos Ecce Homo (1)

ver mais
Ecce Homo

Ecce Homo


Estatísticas

Desejam272
Trocam77
Avaliações 3.9 / 2.093
5
ranking 34
34%
4
ranking 33
33%
3
ranking 25
25%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

54%

46%

Wandson Azevedo
cadastrou em:
04/01/2009 14:08:45