Entre nós mesmas

Entre nós mesmas Audre Lorde


Compartilhe


Entre nós mesmas


Poemas reunidos




O livro Entre nós mesmas: poemas reunidos conjuga três obras fundamentais da trajetória poética da escritora, poeta e ativista norte-americana Audre Lorde, publicadas nas décadas de 1970 e 1980, período de seu maior engajamento pelas causas do movimento negro, LGBT e dos direitos civis nos Estados Unidos.

Juntos aqui, Uma terra onde o outro povo vive (1973), Poemas escolhidos – velhos e novos (1978) e Entre nós mesmas (1982), este último que dá nome à esta edição, apresentam um potente panorama da produção de sua poesia, meio de expressão em que Audre Lorde melhor refletiu sobre os temas da opressão social, a violência contra a população negra, a diáspora africana e as referências de sua cultura iorubá, o feminismo, filhos e o amor.

“Este Entre nós mesmas nos oferta poemas que, como todos os bons poemas, exigem diversas leituras. Não se trata de uma poesia a ser explicada, contextualizada, mesmo à guisa de introdução, é mesmo fundamental a experiência de lê-la, porque a poesia de Audre Lorde é uma circunferência de ressonância (não cabe em caixas, urge reiterar) da mulher profunda que guardamos, ainda num lugar mais recôndito do que a subjetividade. Uma mulher de múltiplas vozes e infinitas faces, uma mulher-Audre, que nos convida à implicação na transformação do mundo observando as sete direções que a ancestralidade africana nos propõe: à frente e atrás, em cima e embaixo, do lado esquerdo e do lado direito e dentro”, aponta a escritora Cidinha da Silva, na apresentação do livro.

A tradução foi feita por Tatiana Nascimento, poeta, tradutora e editora, juntamente com a também tradutora Valéria Lima. A revisão técnica é de Jess Oliveira e o texto de orelha é de Joice Berth. O livro é bilíngue e traz ainda um glossário dos termos de origem africana presentes na edição, um apanhado das obras de e sobre Andre Lorde publicadas no Brasil e no exterior e uma detalhada nota biográfica da autora.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Entre nós mesmas

Similares

(2) ver mais
Sou sua irmã
A unicórnia preta

Resenhas para Entre nós mesmas (3)

ver mais
on 21/3/21


Potente. Audre Lorde em seus poemas fala sobre o ser mulher, ser negra, as crianças negras expostas e mortas todos os dias. Há um futuro pela frente? Um futuro de esperança?... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 24
5
ranking 71
71%
4
ranking 25
25%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Jenifer
cadastrou em:
07/08/2020 15:32:50
Jenifer
editou em:
07/08/2020 15:33:14