Esse cabelo

Esse cabelo Djaimilia Pereira de Almeida


Compartilhe


Esse cabelo





A tragicomédia de um cabelo crespo que cruza a história de Portugal e Angola.

O que se passa por dentro das cabeças é mais importante do que o que se passa por fora? Falar de cabelos é sempre uma futilidade? Não necessariamente, até porque, segundo a narradora deste texto belo e contundente, «escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso num busto de esferovite» e visitar salões é uma boa forma de conhecer países, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos.

Esta é a história de uma menina que aterrou despenteada aos três anos em Lisboa, vinda de Luanda, e das suas memórias privadas ao longo do tempo, porque não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância; mas é também a história das origens do seu cabelo crespo, cruzamento das vidas de um comerciante português no Congo, de um pescador albino de Mbanza Kongo, de católicas anciãs de Seia, de cristãos-novos maçons de Castelo Branco uma família que descreveu o caminho entre Portugal e Angola ao longo de quatro gerações com um à-vontade de passageiro frequente.

E, assim, ao acompanharmos as aventuras deste cabelo crespo curto, comprido, amado, odiado, tantas vezes esquecido ou confundido com o abismo mental, é também a história indirecta da relação entre vários continentes a uma geopolítica que inequivocamente assistimos.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Esse cabelo

Similares

(2) ver mais
Luanda, Lisboa, Paraíso
Amor de cabelo

Resenhas para Esse cabelo (8)

ver mais
on 20/7/20


A tragicomédia sem comédia que é ler um texto onde o idioma não colabora...... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 28
5
ranking 29
29%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 14
14%
1
ranking 7
7%

13%

87%

Jenifer
cadastrou em:
05/05/2016 00:27:21
Jenifer
editou em:
17/01/2020 18:54:38