Ética

Ética Espinosa


Compartilhe


Ética





Edição monolíngue de um dos livros de maior destaque da Autêntica, traduzido cuidadosamente para a Língua Portuguesa por Tomaz Tadeu. A publicação da Ética, do filósofo holandês Benedictus de Spinoza, em nova tradução, constituiu-se em um marco para a Autêntica Editora, no ano de 2007, quando completou uma década de existência. Ela consolidou o nosso projeto de publicar traduções de obras, antigas ou modernas, consideradas clássicas, iniciativa que teve início com O Panóptico, de Jeremy Bentham. A importância que lhe concedemos é assinalada não apenas pela decisão de publicá-la primeiramente em edição bilígüe, mas também pela especial preocupação com os aspectos gráficos. Dada a constante remissão de Spinoza a passagens anteriores do texto (proposições, definições, axiomas, etc.), buscou-se dar-lhe um formato que facilitasse o movimento de ir e vir da leitura.
É, entretanto, o cuidado com o trabalho de tradução que deve , acima de tudo, ser ressaltado. O princípio normativo foi o da produção de um texto que, sem deixar de ser fiel à expressão de Spinoza, estivesse mais próximo do léxico e da sintaxe da língua presentemente utilizada do Brasil. O que podemos assegurar é que a tradução que ora entregamos aos leitores é o resultado de um trabalho demorado e meticuloso, que se beneficiou da confrontação com traduções para outras línguas, da consulta a comentaristas de variadas orientações filosóficas e dos indispensáveis recursos fornecidos pela informática.
É, pois, com a publicação deste texto clássico do pensamento ocidental, notável por sua atualidade, que a Autêntica Editora reafirma que seu projeto de tornar acessível a um número maior de leitores obras de referência obrigatória em nossa cultura.

Edições (3)

ver mais
Ética
Ética
Ética

Similares

(20) ver mais
Manual de Ética
Espinosa
Contra a servidão voluntária
Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa

Resenhas para Ética (2)

ver mais
Maravilhoso
on 27/4/22


Não tenho palavras para expressar o quão surpresa e admirada estou com os pensamentos desse filósofo. A nova interpretação que ele traz sobre o que é Deus, quebrando completamente os paradigmas impostos. Os conceitos, explicações e definições sobre as afecções são completamente inovadores e inesperados. A forma como ele trata os afetos e a força dos mesmos, assim como questões como bem ou mal e o desejo relacionado a eles. O conceito dado a razão e a forma como ela dita a vida do se... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 4.7 / 25
5
ranking 73
73%
4
ranking 27
27%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Shimada
cadastrou em:
29/05/2014 11:06:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR