Eu, Robot

Eu, Robot Isaac Asimov


Compartilhe


Eu, Robot (Nébula #96)


I, Robot




EU, ROBOT de Isaac Asimov [I, Robot (Dezembro /1950) -- The Positronic Robot Stories, #1 -- I, Robot é uma coletânea de contos escrita pelo russo-americano Isaac Asimov. Os contos já haviam sido publicados em revistas. Asimov amarra os contos uns aos outros, como uma pesquisa de um jornalista, que vai entrevistando as pessoas e aí entram os contos. Um dos maiores sucessos de Asimov, contém as Três Leis da Robótica, enunciadas por Asimov e amplamente aceitas até por outros autores. O título da coletânea veio do conto "I, Robot" (1939), de Eando Binder (pseudónimo de Earl & Otto Binder). Asimov queria que o título fosse Mind and Iron, e inicialmente se opôs quando a editora usou o mesmo nome do conto. Isaac Asimov foi fortemente influenciada pelo conto. Em sua introdução escrita para o conto em Isaac Asimov Presents the Great SF Stories (1979), Asimov escreveu:

“Ele certamente me chamou a atenção. Dois meses depois que eu o li, eu comecei 'Robbie', sobre um simpático robô, e que foi o início de minha série de robôs positrônicos. Onze anos mais tarde, quando nove das minhas histórias de robôs foram coletados em um livro, o editor deu o título de I, Robot sobre as minhas objecções. Meu livro é agora o mais famoso, mas o conto de Otto "Eando" Binder veio primeiro".”

O livro é composto de 9 contos que, de forma sucessiva, discorrem sobre a evolução dos robôs através do tempo. A obra se inicia com o conto intitulado "Robbie", um robô-babá incapaz de falar que é discriminado e repudiado pelas pessoas da Terra, culminando com a proibição do uso de robôs no planeta. "Eu, robô" culmina no último conto, no qual a Terra é governada pelo "Coordenador Mundial" Stephen Byerley (sob o qual pairam suspeitas de ser um robô) que administra a Terra através do uso de 4 "máquinas" que ditam o funcionamento da produção, consumo e emprego da mão-de-obra. [Wikipédia].
====
AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA

1. Um robot não pode causar dano a um ser humano nem, por inacção, permitir que qualquer humano sofra danos.
2. Um robot deve cumprir as ordens que lhe forem dadas por seres humanos, excepto nos casos em que essas ordens colidam com a Primeira Lei.
3. Um robot deve proteger a própria existência desde que essa protecção não colida com a Primeira ou com a Segunda Lei

Isaac Asimov alterou para sempre a nossa percepção dos robots quando formulou as já clássicas leis que governam o seu comportamento. Em Eu, Robot, Asimov faz a crónica do desenvolvimento do robot desde as suas primitivas origens no nosso presente até ao derradeiro aperfeiçoamento num futuro não tão distante — um futuro no qual a própria Humanidade poderá vir a ser considerada obsoleta. Histórias de robots que enlouquecem, de robots que lêem a mente, robots com sentido de humor, robots filósofos, robots políticos e robots que, secretamente, governam o mundo, tudo contado com a mistura dramática de factos científicos e de ficção científica que se tornou a imagem de marca de Asimov.

Contos / Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (15)

ver mais
Eu, robô
Eu, robô (eBook)
Eu, robô (eBook)
Eu, robô

Similares

(108) ver mais
R.U.R.
Sonhos de Robô
Nós, Robôs
LUZ E ESCURIDÃO

Resenhas para Eu, Robot (1.711)

ver mais
Resenha de "Eu, Robô"
on 29/8/21


Publicado pela primeira vez em 1950 e contendo nove contos relacionados entre si, “Eu, Robô” é um dos livros mais famosos de Isaac Asimov, considerado um dos grandes mestres da ficção-científica. Nesse sentido, na trama, acompanhamos a evolução da história robótica em um mundo alternativo, bem como os riscos e os lucros de tal desenvolvimento tecnológico. De início, por meio de nove histórias interligadas, tem-se a curiosa evolução da empresa “U.S Robots” e as suas consequências no ... leia mais

Vídeos Eu, Robot (17)

ver mais
Eu, Robô - Isaac Asimov |? Audiobook - Completo

Eu, Robô - Isaac Asimov |? Audiobook - Comple

Qual a vantagem dos LIVROS DE CONTOS?

Qual a vantagem dos LIVROS DE CONTOS?

EU ROBÔ - ISAAC ASIMOV - RESENHA

EU ROBÔ - ISAAC ASIMOV - RESENHA

Resenha Eu Robô de Isaac Asimov + Como participar de sorteios no @skoob

Resenha Eu Robô de Isaac Asimov + Como partic


Estatísticas

Desejam3.082
Trocam36
Avaliações 4.3 / 16.945
5
ranking 52
52%
4
ranking 35
35%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

47%

53%

orffeus
cadastrou em:
27/08/2016 16:19:51
Pedro
editou em:
14/04/2023 13:57:41
Pedro
aprovou em:
14/04/2023 13:57:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR