Fotossíntese e outros processos de sobrevivência

Fotossíntese e outros processos de sobrevivência Sinara Foss


Compartilhe


Fotossíntese e outros processos de sobrevivência





Fotossíntese e outros processos de sobrevivência é um excelente exemplo do poder das alegorias da natureza incidindo sobre o texto literário. Sinara Foss, assim como eu e tantas outras escritoras, confiamos na capacidade reativa da natureza. Confiamos que o mato virá, um dia, retomar o espaço que lhe foi tirado. Arquitetado em três subtítulos: Fase luminosa, Fase de fixação e Rearranjo, a reunião de contos segue a organização do processo vital das plantas.

A coletânea abre com o estupendo Fotossíntese, conto que traz a história de uma garota que vê brotar, a partir de seu canal auditivo, uma plantinha. Em decorrência desse acontecimento antinatural, somos conduzidos a reflexões que se chocam com questões ancestrais e outras bem contemporâneas. Mas nem só do Reino Vegetal o livro é feito. No conto a seguir, Desova, uma mulher ressentida ("até a aranha a recrimina") vê seu impulso maternal tomar proporções inimagináveis após um encontro incomum. Os contos que seguem o fio de desenvolvimento nos localizam espacialmente: estamos em Vinha D’Alho, cidade que também ambientou Plural de fêmeas (2021). É a partir daí, desse retorno à Vinha D’Alho, que as pequenas e grandes maldades e perversões tomam corpo dentro das narrativas. Experimentando um espelhamento com Plural de fêmeas, Foss nos põe cara a cara com mulheres que reagem após anos de humilhações. Mas não só, em Fotossíntese e outros processos de sobrevivência, a natureza revida, mostra ao bicho homem sua pequenez frente a tudo aquilo que ele não compreende e, por isso, não respeita.

"Odiava mulheres que argumentavam com a voz aguda pelo choro", diz o narrador do conto Marcador de páginas, a primeira de muitas incursões à metalinguagem que a autora empreende. É um movimento interessante que nos leva, adiante no livro, a ler outros dois pontos de vista a respeito da mesma história.

Há, também, a exploração da perplexidade frente à morte, mostrada com base na reação da personagem do conto Badaladas. Há o peso da tecnologia se impondo sobre as escolhas, como no conto GPS. E há o estranho, o esmagamento de uma realidade a ponto de fazê-la tocar o absurdo, como em Olhos na estrada.

Foss, assim, como Nara, personagem do conto Peste, é irmã das árvores. Junto-me às duas no sentimento de catarse que experimentamos cada vez que a natureza revida. Comemoramos quando, num grande efeito de metalinguagem, Zuleica encontra o livro e o salva do fogo.

Em sintonia com o processo da fotossíntese, a parte final, Rearranjo, é onde ocorrem mudanças. Histórias iniciadas nas partes anteriores encontram um final possível. Personagens se movem e deparam com novas possibilidades, uma estratégia narrativa que se aproxima da engenharia do romance. Interessa à autora, entretanto, o efeito do conto. E ele está muito bem trabalhado nas narrativas desta coletânea.

Contos

Edições (1)

ver mais
Fotossíntese e outros processos de sobrevivência

Similares

(1) ver mais
Plural de Fêmeas

Resenhas para Fotossíntese e outros processos de sobrevivência (2)

ver mais
Olá queridos amigos leitores! Vamos falar de lançamento? Fotossíntese é a mais nova publicação de @sinarafoss que estará autografando no dia 4/11 na @feiradolivropoa ! Recebi o livro com exclusividade, e mais uma vez estou arrebatada pela escrita da autora. Neste livro a autora traz com originalidade contos que misturam inspirações, como no conto que dá nome ao livro, onde vemos uma garota se transformar gradualmente em árvore, como no clássico de Kafka. Outro conto que gostei mui... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Alexandre Kovacs / Mundo de K
cadastrou em:
30/09/2023 20:50:07
Alexandre Kovacs / Mundo de K
editou em:
30/09/2023 20:50:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR