A Geografia ocupa, no currículo escolar, um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e crít5ica. Ela ajuda os alunos a pensar a realidade e a atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual. Este livro sugere aos professores de geografia que direcionem sua ação docente para o desenvolvimento de um pensar geogáfico pelos alunos. Ensiná-los a construir conceitos geográficos e a desenvolver competências do pensamento pode auxiliar na contextualização espacial de fenômenos, estruturas e processos, no conhecimento mais profundo do mundo em que vivem e na atuação mais consciente como cidadãos em escla local, regional, nacional e mundial.O livroressalta as possibilidades pedagógicos - didaáticas para estabelecer pontes entre os conceitos cotidianos e os cientificose, em especial, o papel do conhecimento cotidiano na construção de uma consciência espacial.A autora indica também ações didáticas numa abordagem socioconstrutivista do ensino, demonstrando suas potencialidades para a formação de sujeitos críticos
Geografia