Guerreiras da paz

Guerreiras da paz Leymah Gbowee


Compartilhe


Guerreiras da paz


Como a solidariedade, a fé e o sexo mudaram uma nação em guerra




Em Guerreiras da paz, Leymah Gbowee deixa claro por que está entre as ganhadoras do prêmio Nobel da paz de 2011. Em uma narrativa forte, mas nunca exagerada na carga dramática, ela conta como conseguiu superar a violência e a destruição causadas pela guerra civil na Libéria, África, que durou de 1989 a 2003. Nesse período, tanto forças do governo como rebeldes assassinaram civis de maneira indiscriminada, estupraram mulheres e arrasaram cidades, plantações e vilarejos.

Leymah reuniu mulheres do país inteiro sob sua liderança, transcendendo religiões, e formou um exército para exigir a paz. Esse grupo se pôs em destaque quando ocupou um campo de futebol na capital liberiana, Monróvia, pelo qual a população inteira - inclusive o presidente Charles Taylor - passava diariamente. Sentadas e vestidas de branco, elas exibiam faixas pedindo a paz.

Assim chamaram a atenção do mundo, inclusive pela iniciativa de conscientizar os maridos por meio de uma greve de sexo. Mas o protesto foi de fato decisivo durante as conversações de paz organizadas pela ONU em 2003, em Gana, onde delegados de vários países discutiam como resolver a guerra civil liberiana. A pressão feita por essas mulheres impulsionou o acordo que acabou por depor Taylor e pôr fim ao conflito.

A história de Leymah é um alerta geral: as mulheres têm voz e força, e são protagonistas importantes no estabelecimento e na manutenção da paz. Um exemplo para todos os países assolados por conflitos e violência.

Quanto ao leitor, este é um livro impossível de largar antes do fim.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Guerreiras da paz

Similares

(1) ver mais
Quando Me Descobri Negra

Resenhas para Guerreiras da paz (6)

ver mais
on 7/10/12


Este livro é sobre Leymah Gbowee, uma liberiana que conta sua história, o que ela passou durante a guerra civil ocorrida de 1989 a 2003, onde forças do governo e rebeldes assassinaram civis, estupraram mulheres, enfim destruíram um país. Ela conta como juntou várias mulheres de todos os cantos para se unirem e lutarem pela paz pois não aguentavam mais tanta destruição. Livro maravilhoso, valeu muito a pena ler, mostra como as mulheres tem força! Nota 10! MARAVILHOSO! ... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.5 / 74
5
ranking 61
61%
4
ranking 31
31%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Ingrid
cadastrou em:
17/08/2012 21:31:26
Jenifer
editou em:
07/02/2021 14:54:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR