Guerreiras da paz

Guerreiras da paz Leymah Gbowee

Resenhas - Guerreiras da paz

Raiana.MArcia 30/11/2022

A Liberia para o mundo
O livro me surpreendeu, escolhi aleatoriamente sem nem saber sobre o que se tratava.

Fala sobre a participação efetiva das mulheres na guerra da Liberia, especialmente o poder e a importância que a mulher tem em se unir para conquistar algo para sociedade como um todo, e o quanto o movimento de cada uma individualmente reverbera nos movimentos coletivos.

Nas comunidades o papel da mulher é subjugado como apoio, mas é o alicerce que mantém as comunidades, pois são quem criam as próximas gerações, que administram a casa e as famílias.

Quando todas tivermos consciência do potencial da nossa união será um salto nas questões sociais.

Letuza 08/09/2020

Uma história impactante
Leymah Gwobee é liberiana e uma construtora da paz. Ela recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2011 pelo trabalho de recuperação de meninos guerrilheiros e pelo movimento das mulheres pela paz na Libéria. O movimento criado por Leymah Gwobee foi fundamental para o fim da guerra civil que arrasou a Libéria durante quase 16 anos.
Ela também é cofundadora da organização Women Peace and Security Network ? WIPSEN-Africa, que ajuda mulheres a exercer seus direitos e construir paz.
O livro Guerreiras da Paz conta a história da vida de Leymah e sua trajetória em busca da paz e dos direitos femininos na África. Leymah cresceu em uma família grande e com uma situação financeira diferenciada para os padrões da Libéria. Estudou e sonhava ser pediatra. Mas a guerra civil destruiu seus sonhos, separou sua família e arrasou o país. Foram quase 16 anos de lutas irracionais por poder, destruição, violência generalizada, medo, fome extrema e perdas irreparáveis. Leymah, mesmo depois de um período de depressão, com quatro filhos e sozinha, volta para a Libéria e reconstrói sua vida em função dos movimentos pela paz. É uma história de luta, superação, perdas, aprendizados, amizades e união. Ela mostra que as mulheres, quando unidas, tem um poder inimaginável e podem mudar a história.
Entretanto, o livro é mais do que a história de Leymah. É um alerta do que a Desigualdade Social, o Armamento da População, a Polarização e a busca por Poder (pessoal) podem fazer com um povo. A população armada, revoltada e cansada das desigualdades sociais se lança a uma luta brutal, sem saber porque lutava. É claro como o ódio ao outro leva, um povo armado a cometer crimes e atrocidades em nome de um líder que só visava o poder e benefícios próprios. Gerações foram destruídas, sonhos despedaçados em troca de nada. Sem dúvida é um livro maravilhoso e cheio de ensinamentos. A guerra e o ódio nunca levarão a nada. Leymah Gwobee é um exemplo para todos nós.

Franciele Müller 01/03/2020

Resistência
A meu ver a parte mais interessante do livro é ver como as mulheres conseguiram mudar o rumo político do país quando os homens só faziam guerra ou se conformavam com a situação.

Naty 04/08/2019

Queremos paz, chega de guerra!!!
Não é atoa que esse livro compõem a lista de leituras indicada por Bill Gates.

Leymah Gbowee foi a voz que uniu milhares de mulheres para enfrentarem a violência e opressão da guerra civil que acabou com o país entre 1989 a 2003.

Está belíssima biografia mostra a luta de Leymah para livrar os filhos da fome, guerra e da injustiça. E, também, como foi possível a união de mulheres de diversas religiões (Ação de Massas) trazerem a paz e o fim da guerra.

?Nesse país, onde a guerra civil matou mais de 5 milhões de pessoas, desalojou 1 milhão e propagou uma epidemia de estupro brutal e sistemático, não encontrei vítimas desesperadas, e sim mulheres fortes, valentes e determinadas.?

A história desse período foi retratada também no documentário: Reze para que o diabo volte ao inferno (Pray The Devil Back To Hell).

Leymah Gbowee é ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2011. Vive em Accra, Gana, onde é cofundadora e diretora executiva do braço africano da rede de mulheres para a paz e a segurança.

Queremos paz, chega de guerra!!!

Camis 21/11/2018

Mulheres Coragem
O nome do livro é GUERREIRAS DA PAZ, mas poderia ser MULHERES CORAGEM. Uma verdadeira lição de que juntos somos mais fortes. Uma história de muita luta e superação real. É perturbador ler o que essas mulheres viveram na guerra da Libéria. Mais perturbador é saber que reclamamos tantas vezes por coisas tão banais e irrelevantes, e não nos damos conta que, enquanto estamos ?chateados? por não ter comprado uma roupa nova pra ir naquela festa, pessoas do outro lado do planeta estão passando por situações degradantes e humilhantes que nossa realidade não nos permite nem imaginar. Sejamos gratos. Que história.

Vicky 30/07/2013

Guerreiras da Paz de Leymah Gbowee com Carol Mithers.
Esse é um livro de memórias da vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2011, a liberiana Leymah Gbowee. Essa grande ativista tornou-se a inspiração de milhares de mulheres que cansadas de ser marginalizadas e vitimizadas nos conflitos levantaram suas vozes e pediram a paz. O resultado desse movimento foi o fim da Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003 e a renúncia do ditador Charles Taylor. Além de desempenharem um papel muito importante na eleição de Ellen Johnson-Sirleaf , a primeira mulher a tornar-se presidente de um país africano.
Nesse livro, Leymah nos ensina a sempre ter fé em nós mesmo e nunca parar de lutar. Esse é um relato emocionante de como uma mulher, uma greve de sexo, a solidariedade e a perseverança mudaram os rumos de um país.

" Está não é a história de uma guerra tradicional.É a história de um exército de mulheres de branco que se levantaram quando ninguém mais fazia isso - e com destemor, porque as piores coisas imagináveis já haviam acontecido conosco. É a história de como achamos a clareza moral, a persistência e a coragem para erguer a voz contra a guerra e devolver a razão à nossa terra.
Você não ouviu essa história antes, porque é a história de uma mulher africana, e nossas histórias são raramente contadas.
Quero que você ouça a minha."

Aninha 06/11/2012

Este livro é sobre Leymah Gbowee, uma liberiana que conta sua história, o que ela passou durante a guerra civil ocorrida de 1989 a 2003, onde forças do governo e rebeldes assassinaram civis, estupraram mulheres, enfim destruíram um país. Ela conta como juntou várias mulheres de todos os cantos para se unirem e lutarem pela paz pois não aguentavam mais tanta destruição. Livro maravilhoso, valeu muito a pena ler, mostra como as mulheres tem força! Nota 10! MARAVILHOSO!