Hitler

Hitler Joachim Fest


Compartilhe


Hitler





Este livro inaugura uma nova fase no estudo do fenômeno hitleriano e retrata, de forma inédita, o problema da importância e da influência de Hitler no panorama de seu tempo; evoca sua vida desde os anos de iniciação em Viena, no princípio do século, até o fim numa Berlim em chamas. Nestas páginas Hitler aparece como um político que, impulsionado por idéias e "delírios", concentra todos os poderes em suas mãos, explora-os e finalmente os inutiliza na tentativa de deter o tempo. "O império mundial eterno", que ele queria fundar, baseava sua dinâmica na rígida intenção de se opor ao futuro, Hitler destruiu, assim, a velha Europa, da qual, na primavera de 1945, ele próprio se considerava a última chance, sendo este um dos grandes paradoxos registrados por Joachim Fest ao fazer o balanço desta vida.
Através do fracasso de todos os seus empreendimentos, Hitler favoreceu o fortalecimento e a implantação de tudo o que temia. Acelerou sem querer o processo de emancipação do mundo, que quisera travar com obsessão; facilitou a penetração da União Soviética na Europa; arruinou para sempre o mundo burguês que admirava e odiava ao mesmo tempo. Se Hitler contribuiu para alterar a face do mundo, a sua própria imagem ficou, no conjunto, estranhamente esquematizada, pois todos os seus biógrafos tropeçavam num mesmo problema: o vazio e o caráter impessoal deste homem.
O livro de Fest, que reúne as mais recentes descobertas a esse respeito, nos dá uma imagem de Hitler que, apesar dos traços intencionalmente estereotipados, está repleta de vida. No passado, a grande maioria dos estudos importantes consagrados ao hitlerismo era feita por autores anglo-saxões. Joachim Fest é o primeiro autor alemão que tentou uma síntese deste fenômeno essencialmente germânico. Fest era especialmente indicado para tal tarefa não apenas por ser historiador, mas também por sua idade: ainda adolescente no final da guerra, ele cresceu na atmosfera conturbada da época que descreve.
O grande historiador alemão Golo Mann (filho de Thomas Mann) qualificou esta obra como definitiva, declarando que Fest esgotou o "penoso assunto"; ele não se limita a relatar a vida de um homem maléfico: recompõe toda a história de sua época, em estilo primoroso.

Edições (3)

ver mais
Hitler
Hitler

Similares

(12) ver mais
Hitler
Minha Luta
No Bunker de Hitler
O Holocausto

Resenhas para Hitler (1)

ver mais
Uma obra impressionante.
on 16/4/10


Olhar este livro; encarar esta capa; sentir seu peso; suas milhares de páginas nos mostra ser esta uma obra impressionante. O autor, através de estudos profundos, consegue nos trazer um momento histórico que considero dos mais importantes para nós, principalmente porque é ainda recente, está vivo entre nós nas pessoas que passaram por ele e se reflete em muitos movimentos neo-nazistas espalhados por meio mundo. Apresenta a vida deste personagem que foi amado e odiado ao mesmo tempo, e ... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 4.3 / 30
5
ranking 43
43%
4
ranking 43
43%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Nilton Júnior
cadastrou em:
02/07/2014 15:14:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR