Hitler

Hitler Ian Kershaw




Hitler





Quando foram publicados, em 1998 e 2000, os dois volumes da monumental biografia de Hitler escrita por Ian Kershaw foram imediatamente saudados em todo o mundo como obras fundamentais sobre a figura mais sinistra da história do século XX. A presente tradução foi realizada a partir da versão condensada elaborada pelo autor, que eliminou cerca de quatrocentas páginas de notas e referências — destinadas, sobretudo ao público acadêmico —, sem no entanto prejudicar a força da narrativa e o poder de seu argumento.

Kershaw escreve baseado na farta documentação já conhecida e em novas fontes, como o surpreendente diário de Goebbels, redescoberto no início da década de 1990, que traz revelações mais íntimas sobre as atitudes, as hesitações e o comportamento de Hitler no poder. A trajetória inteira desse indivíduo que parecia destinado ao fracasso e que acabou na direção de um dos países mais desenvolvidos, cultos e complexos da Europa é esmiuçada pelo autor, em busca de uma explicação para essa incrível trajetória ascendente, para o domínio que Hitler exerceu sobre as elites alemãs e para a catástrofe que causou em seu país e no resto do mundo.

Sem desprezar os traços de personalidade do ditador na explicação da história, o autor enfatiza os aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade alemã traumatizada pela derrota na Primeira Guerra, a instabilidade política, a miséria econômica e a crise cultural. E, em vários momentos, Kershaw permite-se fazer exercícios contra factuais, perguntando-se como tudo poderia ter sido diferente se, por exemplo, a elite conservadora alemã tivesse se comportado de outra maneira, ou se as potências ocidentais não tivessem hesitado tanto, ou mesmo se Hitler simplesmente não tivesse tido tanta sorte (sua sobrevivência a vários atentados, por exemplo, se deveu muitas vezes ao acaso).

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Hitler

Similares

(32) ver mais
Hitler
Hitler
Hitler
O Castelo na Floresta

Resenhas para Hitler (12)

ver mais
on 5/1/11


Hitler é retrato como um dos homens mais perversos que já existiu, o assassino, o louco. Sempre quis conhecer a história do homem que veio do nada e foi líder de uma nação durante doze anos, cometeu crimes irreparáveis e deixou uma marca profunda na história do século passado. Não poderia ter escolhido livro melhor. Desde o início o autor vai nos revelando a psique mórbida de Hitler, como ela funciona, como ela surgiu e por que era tão forte. É impossível fazer um relatório claro e pr... leia mais

Estatísticas

Desejam408
Trocam6
Avaliações 4.6 / 276
5
ranking 72
72%
4
ranking 20
20%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Helena
cadastrou em:
15/11/2010 07:42:20
Renata
editou em:
31/05/2017 21:28:49