Hollywood

Hollywood Gore Vidal


Compartilhe


Hollywood


Um romance da América nos anos vinte




Em 1917 o presidente Thomas Woodrow Wilson está prestes a decretar a participação dos EUA na I Guerra Mundial. Na Califórnia nasce uma nova indústria, a do cinematógrafo. A América encontra-se no limiar de uma transformação drástica e irreversível.

Caroline Sanford, a mesma heroína do romance Império, descobre o poder do cinema e é por ele descoberta. Sob o pseudônimo de Emma Traxler, deixa-se dominar pela magia de inventar e modificar a realidade.

Com Hollywood, Gore Vidal dá seqüência à série de romances históricos em que se traça a biografia americana deste século. A ascensão de Caroline ao estrelato confunde-se com o nascimento de Hollywood, com seus magnatas e viciados em morfina. Assim como ela precisa equilibrar duas vidas – uma na Califórnia, onde é estrela de cinema e produtora, outra na Costa Oeste, onde é editora do Washington Tribune, confidente de Henry James e amante de um senador –, os EUA precisam equilibrar dois centros de poder: Hollywood e Washington.

Enquanto Wilson, não conseguindo manter a América fora da guerra, luta para realizar o sonho de uma Liga das Nações, ao mesmo tempo que a administração Harding encontra-se mergulhada em corrupção, Hollywood, a outra capital, investe na técnica de forjar imagens. De início convence os americanos da ameaça alemã; depois, dos perigos do bolchevismo. Por trás de tudo, intrigas e escândalos, amores e traições.

Edições (2)

ver mais
Hollywood
Hollywood

Similares

(21) ver mais
O Ouro da Califórnia
A ERA DOURADA
De Fato e De Ficção
Hollywood

Resenhas para Hollywood (1)

ver mais
on 23/5/12


Primeiramente, admita-se que a prosa de Vidal, assim como em Império, algumas vezes é maçante, tornando-se, eventualmente, uma leitura enfadonha. A grandiosidade do contexto em que ela se insere, com uma multiplicidade de personagens e enredos explica, em parte, essa característica, mesmo que não de forma integral. Apesar dessas ressalvas, apreciei o livro. A relação que é apresentada entre o florescimento de Hollywood (e da indústria cinematográfica, em termos mais gerais) e o centro ... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.3 / 9
5
ranking 0
0%
4
ranking 44
44%
3
ranking 44
44%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Justi
cadastrou em:
28/04/2010 17:08:31