Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham

Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham Robert I. Simon


Compartilhe


Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham


Um Psiquiatra Forense Ilumina o Lado Obscuro do Comportamento Humano




O livro apresenta os estudos realizados pelo psiquiatra forense Robert I. Simon em casos reais, com análise dos desvios de comportamento, um olhar sobre os fatores protetores que garantem a “normalidade” da maioria de nós e uma reflexão sobre o que significa ser humano. O autor destaca que a violência pessoal é tema presente em todas as religiões e durante a história da humanidade. Hoje, os casos de violência são a matéria-prima dos noticiários. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada 22 segundos alguém é espancado, esfaqueado, ferido a bala, assaltado, estuprado ou morto. “Na era da violência imotivada, ninguém se sente seguro”, afirma.

Dados descritos na obra revelam que um americano médio ao completar 18 anos de idade já assistiu a 250 mil atos de violência, incluindo 40 mil assassinatos, na televisão. Depois de 40 anos de trabalho como psiquiatra clínico e forense, Simon está convencido de que não há um abismo entre a vida mental do criminoso e do cidadão respeitoso que leva sua vida de maneira regrada. “O lado obscuro está presente em todos e não existe a dicotomia ‘nós-eles’ entre os bons cidadãos, ‘nós’, e os criminosos, ‘eles’”, afirma o especialista.

Para o psiquiatra, as pessoas boas estão longe da perfeição em termos de comportamento. “Não somos nem totalmente bons nem totalmente maus, em diferentes graus somos uma combinação de ambos e uma situação inesperada pode se transformar em oportunidade para um dos lados se sobressair”, comenta Simon.

Nos 12 capítulos, o autor discorre sobre casos de violência no ambiente de trabalho, perseguidores, psicopatas, assassinos sexuais e outros que ele acompanhou em sua carreira.

Medicina e Saúde / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham

Similares

(4) ver mais
The Anatomy of Violence
O Efeito Lúcifer
Como Identificar um Psicopata
Sem Consciência

Resenhas para Homens Maus Fazem o que Homens Bons Sonham (2)

ver mais
Por dentro da mente do mal
on 28/5/14


Um dos livros mais interessantes que já li. Simon tem como objetivo fazer com que o leitor entenda como os "homens maus" (psicopatas ou outros tipos de criminosos) pensam. Também descreve como as travas biológicas e sociais impedem que os "homens bons" cometam esses crimes e como e quando essas travas podem ser rompidas, inclusive nos ensina a descobir o nível de perversidade que podemos cometer nesses momentos (sabe aqueles momentos de raiva contra alguém, como depois de um assalto, q... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam1
Avaliações 4.5 / 41
5
ranking 56
56%
4
ranking 34
34%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Artmed Editora
cadastrou em:
26/03/2010 18:34:57
C.H.
editou em:
08/07/2016 20:19:32