Hotel Mundo

Hotel Mundo Ali Smith


Compartilhe


Hotel Mundo





Após um acidente fatal com o elevador utilizado para transportar bandejas de um andar a outro do Hotel Global, o fantasma da camareira Sara Wilb passa a vagar por uma cidade inglesa indefinida, tentando recordar sensações e detalhes do passado, em particular a duração exata da queda que a levara à morte. O episódio tragicômico e suas consequências costuram a narrativa com as histórias de outras quatro mulheres, que por motivos diversos transitam pelo hotel: Claire, a irmã caçula de Sara; Lise, a recepcionista; a moradora de rua Else; e Penny, redatora de um guia de hotéis.

Dando a cada capítulo uma forma particular que abarca diferentes visões de mundo, a autora mergulha no fluxo de consciência de suas protagonistas, revelando fatos que parecem surgir do próprio ato de narrar. O limite poroso entre o isolamento e a convivência é um tema onipresente que se desdobra em episódios marcantes, como aquele em que o fantasma da camareira desce ao próprio túmulo para ouvir do cadáver suas lembranças de uma vida outrora compartilhada, memórias de um tempo em que eram uma só pessoa.

A um tempo inventivo e comovente, o romance é uma meditação sobre os fios invisíveis que nos ligam, de igual forma, aos vivos e aos mortos, aos desconhecidos e às pessoas que mais amamos.

Hotel mundo foi indicado a diversos prêmios importantes no ano de seu lançamento, entre eles o Booker Prize e o Orange Prize, e foi agraciado com o Scottish Arts Council Book of the Year Award 2002.

Edições (1)

ver mais
Hotel Mundo

Similares

(2) ver mais
A Vida dos Elfos
Por Acaso

Resenhas para Hotel Mundo (2)

ver mais
on 11/2/18


Qual é o laço invisível que une vidas e destinos? Talvez Else, Lise, Penny e Claire nunca tivessem se encontrado se Sara não tivesse o seu fim trágico durante o expediente no Hotel Global. Quem nunca dedicou alguns minutos para analisar como o desdobramento de um fato, aparentemente isolado, pode ter tantas repercussões? Há capítulos das nossas histórias que jamais teriam sido escritos se uma banalidade ou um imprevisto não nos tivessem pego de surpresa. Às vezes as coincidências são... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 3.8 / 45
5
ranking 33
33%
4
ranking 38
38%
3
ranking 18
18%
2
ranking 7
7%
1
ranking 4
4%

26%

74%

saralima
cadastrou em:
16/12/2009 06:02:30