Ilíada e Odisséia de Homero

Ilíada e Odisséia de Homero Alberto Manguel


Compartilhe


Ilíada e Odisséia de Homero (Livros que Mudaram o Mundo)


Uma Biografia




Ninguém sabe com certeza se existiu um homem chamado Homero, mas há pouca dúvida de que os poemas épicos cuja autoria lhe é atribuída formam os pilares da literatura ocidental. A Ilíada e a Odisséia, com seus fabulosos relatos da Guerra de Tróia e da atribulada volta de Ulisses para casa, fornecem temas que se tornaram universais em nossa civilização, atualizados em diferentes momentos e em inúmeras obras.

Alberto Manguel nos apresenta aqui a trajetória dos dois poemas homéricos por mais de dois milênios. A partir da discussão a respeito da verdadeira autoria da Ilíada e da Odisséia - e são diversas as hipóteses -, analisa a proposta original das duas epopéias, como alegoria e como registro histórico, e pesquisa os desafios que elas representam para o mundo antigo e continuam a apresentar para o atual.

Manguel retraça a linhagem dos dois poemas, comentando como foram traduzidos, interpretados, adaptados, vilipendiados e elogiados ao longo do tempo. Em uma viagem ao mesmo tempo ampla e apurada, ele examina a presença de Homero em Platão, Virgílio, Dante, Racine, Pope, Goethe, Cervantes, Joyce e no contemporâneo Alessandro Baricco, mostrando a permanência do referencial homérico nas obras-primas da nossa literatura.

Contracapa:

"Nada sabemos sobre Homero. Acontece o contrário com seus livros. Num sentido muito real, a Ilíada e a Odisséia nos são familiares antes de abrirmos sua primeiras páginas. Antes mesmo de acompanhar as mudanças de humor de Aquiles ou admirar a esperteza e a coragem de Ulisses, aprendemos a presumir que, em algum lugar nessas histórias de guerra no tempo e de viagem no espaço, nos será contada a experiência de toda luta e toda travessia humanas."

Alberto Manguel

Artes / História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Ilíada e Odisséia de Homero

Similares

(23) ver mais
A Riqueza das Nações de Adam Smith
Sobre a Guerra, de Clausewitz
O Capital de Marx
A Bíblia

Resenhas para Ilíada e Odisséia de Homero (1)

ver mais
on 21/12/10


Alberto Manguel consegue transmitir uma boa noção das razões da importância da Ilíada e da Odisseia para a cultura ocidental, em ensaios curtos, inteligentes e muito prazerosos. O livro reconstitui a história da recepção e da permanência das duas epopeias homéricas ao longo dos séculos, exemplifica as diversas formas como elas foram apropriadas para produções literárias posteriores e demonstra, por meio de ensaios temáticos, como elas abarcam a totalidade do humano. Livro recomendadíss... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.0 / 51
5
ranking 43
43%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Cadu Simões
cadastrou em:
13/09/2009 03:36:35
Marco
editou em:
15/01/2019 20:24:39