Informar não é Comunicar

Informar não é Comunicar Dominique Wolton


Compartilhe


Informar não é Comunicar





Em tempos de excitação tecnológica é importante encontrar e ler autores dispostos a navegar na contramão dos ventos dominantes. Dominique Wolton, neste Informar não é comunicar, atua como um vírus devastador. Ataca a base dos novos determinismos tecnológicos e, obviamente, sem negar a importância da tecnologia, ousa sustentar que o essencial continua não estando na técnica. Mais do que isso, defende que a comunicação é mais importante do que a informação para o vínculo e a identidade. Intelectual polêmico e corajoso, Wolton investe contra os excessos dos discursos que fazem da internet uma revolução total e afirma que sem mediação não há conhecimento. É pouco?

Tem muito mais: este é um livro que destaca o papel do jornalismo e dos jornalistas profissionais. Wolton não acredita na ideia de que doravante cada um será jornalista e terá seu jornal sob a forma de blog ou de qualquer outra ferramenta apta a eliminar a mediação. O jornalismo exige formação. É um métier. Ajuda a selecionar, hierarquizar e validar informações. Implica uma deontologia. Recorre a técnicas consolidadas ao longo do tempo. Funciona com um serviço incontornável nas democracias. Wolton, propondo uma teoria da comunicação, desmitifica a utopia da comunicação direta, sem intermediários, e, acima de tudo, pergunta: quem pagará pela informação? A ideia de uma circulação totalmente gratuita de informações é ingênua, lesiva a produtores e consumidores, desonesta e, claro, fadada ao fracasso.

Uma apropriação indébita. O ataque é frontal: “Toda uma geração acredita estar reinventado a profissão com a internet, às vezes, com razão, mas esquecendo frequentemente que outras gerações já experimentaram o mesmo fascínio por outros avanços tecnológicos, achando também que estavam "revolucionando" a profissão”.

Edições (1)

ver mais
Informar não é Comunicar

Similares

(3) ver mais
Interações em Rede
Redes de Indignação e Esperança
A Cultura no Mundo Líquido Moderno

Resenhas para Informar não é Comunicar (2)

ver mais
De fácil compreensão, e mostra-nos por que informar não é comunicar.
on 5/10/10


O livro é de ótima compreensão e leitura fácil. O desafio desse livro, segundo o próprio autor, é repensar a comunicação no momento do triunfo da informação e das tecnologias que o acompanham. Para o autor, informação é abundante e comunicação é raridade. A comunicação acontece porque nós queremos compartilhar, seduzir ou ter convicção. Os receptores são protagonistas desse processo, eles negociam, filtram, hierarquizam, recusam ou aceitam as mensagens recebidas. Hoje, comunicar é nego... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.4 / 81
5
ranking 15
15%
4
ranking 35
35%
3
ranking 36
36%
2
ranking 12
12%
1
ranking 2
2%

26%

74%

Mariana
cadastrou em:
10/04/2010 10:48:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR