Insetos do Brasil

Insetos do Brasil José Albertino Rafael...


Compartilhe


Insetos do Brasil


Diversidade e Taxonomia




Em 1938, ainda como expressão da força do Instituto Oswaldo Cruz na nascente ciência brasileira, Angelo Moreira da Costa Lima publicou o primeiro livro da série Insetos do Brasil, completada em 1962, com 12 volumes e 4226 páginas publicadas, cobrindo quase todas as ordens. Quase três quatros de século depois, a comunidade científica brasileira na área de Entomologia articulou-se para produzir um livro que desse fundamento à formação e à prática entomológica no país, à altura da qualidade acadêmica da ciência brasileira nessa área de pesquisa. Com uma contribuição de cerca de 3% da ciência produzida no mundo, o Brasil é o país com maior número de autores na revista Zootaxa (que publica 32.000 páginas por ano na área de sistemática zoológica) e responsável por 15-16% dos trabalhos publicados nessa prestigiosa revista internacional.
Este Insetos do Brasil, Diversidade e Taxonomia—com o trabalho incansável de edição por José Albertino Rafael, Gabriel Augusto Rodrigues de Melo, Claudio José Barros de Carvalho, Sônia Aparecida Casari e Reginaldo Constantino—faz jus à memória de Costa Lima. Com 43 capítulos de 71 autores, abarcando todas as 30 ordens de insetos, 1769 figuras e capítulos de conteúdo taxonômico e de apoio teórico e técnico, este texto dá solução a um problema antigo de traduções para o português de livros de entomologia que, às vezes, podem ser bons para outros continentes, mas cuja fauna ao nível de gênero e família é suficientemente diferente em relação à fauna sul-americana para resultar em dificuldades e erros para o leitor brasileiro. Os capítulos estão atualizados em relação ao conhecimento da fauna de cada família de insetos no Brasil, tem chaves de identificação e quase 100% de ilustrações originais. Este livro deverá resultar em uma elevação ainda maior do patamar de qualidade da Entomologia no Brasil nos próximos anos, sendo texto obrigatório de consulta e formação em laboratórios de pesquisa e aplicação, cursos de graduação e pós-graduação.

Edições (1)

ver mais
Insetos do Brasil

Similares

(5) ver mais
Lepidoptera
Borboletas do Brasil Vol. 2
Borboletas do Brasil Vol. 1
Borboletas do Brasil Vol. 3

Resenhas para Insetos do Brasil (1)

ver mais
on 6/1/19


Os insetos compõem uma parte significativa da diversidade das espécies, sendo prevalentes em praticamente qualquer ambiente analisado, exceto talvez pelo marinho. Boa parte deles são conhecidos popularmente, sendo importantes na economia, saúde, conservação, interagindo de forma significativa, direta ou indiretamente, com a espécie humana. O Brasil é um país enorme, com uma grande diversidade de ambientes e, portanto, também apresenta uma enorme gama de insetos, vários dos quais são... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Rafaela
cadastrou em:
18/06/2012 09:21:03