Interseccionalidades

Interseccionalidades Heloisa Buarque de Hollanda...


Compartilhe


Interseccionalidades (Pensamento feminista brasileiro)


Pioneiras do feminismo negro brasileiro




Compilação de textos organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e dedicada às pioneiras dos debates sobre a especificidade das relações entre gênero e raça: Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro, até hoje grandes referências desses estudos entre nós.

A partir dos anos 1980, não foi possível silenciar vozes que se impunham demandas específicas, sobretudo as das mulheres negras, momento em que se destacam algumas das intelectuais mais singulares desse contexto, que fizeram da interseccionalidade um tema definitivo no debate feminista brasileiro. No contexto atual em que os estudos feministas e também o ativismo ganham espaço no país, é fundamental que os nomes dessas importantes pensadoras brasileiras afirmem seu lugar para as novas gerações, a partir do conhecimento e reconhecimento de uma atuação que entende os estudos feministas como um campo de contínua expansão, afirmação e resistência.

"Movida por este momento de redescoberta do feminismo e querendo contar esta história para jovens feministas, reuni textos de nossas veteranas brasileiras – produzidos numa hora re repressão e ditadura militar – que tiveram que enfrentar compromissos políticos nem sempre desejáveis, preconceitos machistas dos intelectuais e dificuldades em sua inserção acadêmica. Enfim, mesmo assim o pensamento feminista conseguiu emergir e se consolidar como área legítima de conhecimento" Heloisa Buarque de Hollanda.

Política

Edições (1)

ver mais
Interseccionalidades

Similares

(9) ver mais
Pensamento feminista
Dispositivo de racialidade
Bem mais que ideias
Interseccionalidade

Resenhas para Interseccionalidades (4)

ver mais
Para conhecer intelectuais negras brasileiras
on 6/10/21


[não vai dar para resenhar sem desabafar; é dia de "resenhão com emoção", apesar de o livro ter apenas 99 páginas] Se você quiser ter uma ideia do que significa "epistemicídio", sugiro que leia este livro tendo em vista a violência do apagamento histórico sofrido por essas intelectuais negras brasileiras, que por décadas foram ignoradas pelos livros didáticos, pelos livros de História, pelos cursos de graduação e de pós-graduação do país. Para nossa sorte, isso vem mudando um pouco (e... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 23
5
ranking 48
48%
4
ranking 43
43%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

jessica
cadastrou em:
11/07/2020 11:20:40
jessica
editou em:
11/07/2020 11:22:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR