Introdução a Foucault

Introdução a Foucault Edgardo Castro


Compartilhe


Introdução a Foucault





Michel Foucault, um dos filósofos mais lidos e citados do século XX, contribuiu para inventar ou redefinir noções-chave do pensamento contemporâneo. Essa produtividade fez com que diversas disciplinas como história, filosofia, crítica literária, sociologia e direito repensassem seus próprios métodos de análise e seus problemas à luz de uma obra cuja vitalidade está muito longe de se esgotar.

Reconhecido entre os maiores estudiosos de Foucault, autor de Vocabulário de Foucault, que já se constitui em uma obra de referência, Edgardo Castro percorre aqui os grandes temas da filosofia foucaultiana, desde seus primeiros trabalhos até os últimos cursos ministrados no Collège de France. Castro explica com clareza notável como se articulam os conceitos fundamentais do filósofo e define as categorias centrais que permitem entender as premissas de uma obra vasta e complexa: o poder, a genealogia, a arqueologia dos saberes, o lugar do sujeito, a verdade e a ética. O resultado é um balanço do pensamento foucaultiano que incorpora as publicações e interpretações mais recentes e inclui, ademais, uma breve cronologia da vida de Foucault, a bibliografia de suas obras, em francês e português, e algumas sugestões de leitura para aprofundar os principais temas abordados.

Sem simplificar as análises do autor e oferecendo uma visão de conjunto, Edgardo Castro busca tornar acessível o pensamento de Foucault para o leitor não especializado. Formidável trabalho de síntese conceitual, escrito com maestria e desenvoltura, esta Introdução resulta em guia irretocável para adentrar-se na obra do filósofo francês.

Edições (1)

ver mais
Introdução a Foucault

Similares

(18) ver mais
Revista Educação Biblioteca do Professor -  FOUCAULT
 Trabalhar com Foucault – Arqueologia de uma paixão
As artes de governar
Como ler Foucault

Resenhas para Introdução a Foucault (2)

ver mais
Conhecendo sobre Foucault
on 14/8/16


Quem deseja trilhar os caminhos das ciências humanas e sociais precisa ter contato com a obra de alguns pensadores. Um deles, sem sombra de dúvidas é Michel Foucault. Ele é um dos nomes mais citados na contemporaneide. Sua contribuição às ciências estabeleceu novas formas de pensamento sobre o homem e suas relações. “Introdução à Foucault” proporciona ao leitor ou leitora a oportunidade de ter contato com essas ideias. O livro foi escrito por Edgardo Castro, doutor em Filosofia pela... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 4.1 / 21
5
ranking 29
29%
4
ranking 57
57%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

lbarrosjr
cadastrou em:
15/09/2014 10:47:12