Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë


Compartilhe


Jane Eyre





A primeira grande protagonista feminina da literatura, de uma mulher que abriu alas para gerações de escritoras.

Jane não se acha uma moça particularmente bonita ou talentosa. Criada pela tia em um mundo pequeno demais para ela, é lançada ainda muito nova para descobrir por si mesma como viver uma vida relevante. Em uma sociedade tão restrita como a da Inglaterra do século XIX, compreender seu lugar, seus desejos e seu direito à felicidade pode ser o maior dos desafios.

Jane Eyre foi escrito por Charlotte Brontë, uma das três irmãs mais importantes da literatura inglesa. Em uma época em que quase todas as esferas da vida pública eram vedadas às mulheres, a mera existência das irmãs Brontë era revolucionária. Tão revolucionária que não podia ser revelada: todas publicaram sob pseudônimos masculinos. No entanto, o conteúdo do livro era tão incendiário que nem o nome de Currer Bell foi o suficiente para poupá-la das críticas. Hoje, suas histórias seguem encantando gerações de leitores.

A edição da Antofágica conta com tradução de Isadora Prospero e ilustrações de Danielle Noronha, artista indicada ao prêmio PIPA de 2023. A apresentação é de Iana Villela, que alça Jane Eyre ao posto de manifesto contra o silenciamento feminino, e o posfácio acadêmico é de Caroline Navarrina de Moura, doutora em Literatura pela UFRGS. Luiza Romão, atriz, slammer e poeta laureada com o Jabuti 2022, e Cristiane Sobral, multiartista, escritora e mestre em teatro, escrevem ensaios para a edição, discutindo a representação de mulheres na literatura e o caráter revolucionário desta obra.

O QR Code na cinta direciona a duas videoaulas sobre o livro disponíveis no YouTube com Marcela Santos Brigida, professora e doutora em Literatura Inglesa pela UERJ.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Jane Eyre
Jane Eyre

Similares


Resenhas para Jane Eyre (8)

ver mais
O amor tudo sofre, tudo suporta.
on 28/9/23


Jane Eyre é um clássico da literatura. Assim, é difícil não ter ouvido falar de um livro dessa importância. Outra razão pelo qual é muito conhecido são as várias adaptações cinematográficas da história. E por mais que se saiba do enredo, a experiência de leitura pode ser surpreendente. Muito se discute a relevância do texto para o feminismo, antes mesmo do movimento existir. De fato, a emancipação feminina é um tema abordado, mas a impressão que ficou para mim é que é apenas uma faceta... leia mais

Vídeos Jane Eyre (1)

ver mais
LANÇAMENTOS DE LIVROS | AGOSTO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | AGOSTO 2023 | Ana Car


Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 63
5
ranking 81
81%
4
ranking 17
17%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Blendon Moreira
cadastrou em:
28/07/2023 17:40:58
Guilherme
editou em:
09/08/2023 23:33:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR