Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Alanny.Santos 24/04/2024

Jane Eyre !!
Jane Eyre" é realmente um clássico atemporal que continua a cativar leitores ao longo das gerações. A personagem de Jane é tão vibrante e complexa, e dona de coração imensamente grandioso. Ela passa a enfrentar desafios e buscando sua própria identidade em um mundo cheio de restrições.

Charlotte Brontë foi verdadeiramente idealista ao criar uma protagonista tão poderosa e à frente de seu tempo. ?Jane Eyre ? é uma crítica da realidade vitoriana, destacando as injustiças sociais, especialmente relacionadas à posição das mulheres na sociedade, às desigualdades de classe e às condições de trabalho infantil. É simplesmente impecável, e com certeza já se tornou um dos livros favoritos da vida.

Nickie Dias 19/04/2024

Um romance imprescindível!
Jane Eyre se tornou uma das minhas personagens favoritas. Foram tantas emoções ao ler esse livro, que para explicar todas teria que dar spoiler, então vou me limitar a compartilhar com apenas algumas impressões.
Nesse romance de formação, enquanto a protagonista narra sua autobiografia, acompanhamos sua evolução, marcada pela passagem do tempo e do espaço situado em cinco habitações diferentes em seus quase vinte anos de vida. Nesse período ela vai da intempestividade à disciplina; da coragem ao desespero; da independência à determinação.
A fase infantil se passa em Ga­teshe­ad Hall e é bem breve, ela é apenas uma criança órfã de dez anos, desprezada pela tia, ignorada pelas primas e maltratada pelo primo, mas ela não hesita em compartilhar suas opiniões e sentimentos ou reagir aos maltratos. É impossível não compadecer da sua carência de afeto, abandono e abusos físicos e psicológicos.
Já na precária escola Lowood, para onde Jane é enviada, acontece uma das cenas mais emocionantes do livro. Apesar do lugar ser um pesadelo, onde ela enfrenta várias privações e recebe uma educação rígida e muito religiosa, é neste lugar que ela faz sua primeira amiga e reencontra o hipócrita e odioso sr. Brock­le­hurst, um contraponto para a sr­ta. Tem­ple em quem encontra gentileza. Em Lowood Jane se transforma em uma jovem mulher, discreta e disciplinada, mas que anseia por conhecer o mundo.
Da aluna aplicada em Lowood à preceptora em Thornfield Hall, um lugar de mistério e reviravoltas, apesar de não ter sido surpreendida pelos fatos por ter assistido o filme anteriormente (algo que me arrependo). Aqui temos diálogos afiados e nos deparamos com uma Jane Eyre audaciosa, as vezes até debochada, mas íntegra e misericordiosa, que reencontra seu passado e aprende a amar e ser amada. Apesar do romantismo, Thornfield provocou em mim sentimentos de incredulidade e indignação, mas também foi onde a leitura discorreu muito mais dinâmica.
Mas, a jornada da nossa protagonista estava só começando e sua integridade a leva a um caminho incerto e desafiador. Quando encontra refúgio em Moor House, soltei o ar que nem percebi que estava prendendo e as venturas de Jane neste lugar reservou meus sorrisos mais bobos.
Algo mágico e espiritual leva nossa heroína independente e obstinada ao destino final, a casa senhorial Ferndean, onde seu altruísmo chega ao ápice.
Enfim, esta obra revela muito do conhecimento e cultura de Charlotte Brontë, com muita referência a outros textos, inclusive bíblicos, é imprescindível a leitura de uma edição com nota de rodapé. Neste romance do século XIX a mulher é a grande protagonista dessa história, com audácia e coragem, Jane Eyre percorre um longo caminho rumo a independência, se colocando no centro da sua história, fugindo do conforto e da proteção de um homem, se jogando rumo ao desconhecido, completamente o oposto das mulheres da época.
??Ela é tu­do. Ele é ape­nas o sr. Ro­ches­ter??

Evelyn.Vilela 16/03/2024

Sentimento vívido
A autora da um show de compreensão de sentimentos.
Absurdamente real ela tem o dom de colocar em palavras aqueles sentimentos mais encrustrados na alma. Além das alusões inteligentissimas feitas à Bíblia, em forma de passagens que vão compondo a história.
Incrível que cabeça!
Gratidão

Julia 11/02/2024

"Estar juntos, para nós, é estar ao mesmo tempo livres como estaríamos a sós, e alegres como em companhia."

Leticia 11/02/2024

Jane, a órfã mais azarada ou a mais sortuda do mundo?
Jane Eyre é um dos melhores clássicos que já li. A escrita é fácil e envolvente, os personagens são bem construídos e a história é intrigante. Sei que muitas pessoas têm dificuldade com a leitura de clássicos, mas esse livro, apesas das mais de 600 páginas, é bastante fluido, devido a sua narração envolvente.

Apesar de tantos pontos positivos, alguns acontecimentos na vida da Jane são convenientes demais e trazem aquele pensamento de "isso só acontece em livros". Esses momentos ficam ainda mais claros pelo contraste, já que depois de umas 500 páginas em que a protagonista parece ser a mulher mais azarada do planeta (com uma brevíssima pausa), as coisas mais improváveis acontecem para que tudo dê certo. Para mim, a autora teve o desejo imaturo de deixar Jane com todos os aspectos de sua vida resolvidos, o que faz com que história perca um pouco da verossimilhança.

Ainda assim, é claro que a personagem que dá o nome para a história é a melhor coisa do livro. Jane é comum em quase todas as suas características, causando uma identificação natural, o que faz não só com que os leitores gostem dela, como também torna os seus atos extraordinários muito mais admiráveis. O seu par romântico também merece algum destaque, já que ele é ambíguo em todas as suas relações, nos deixando em constante dúvida sobre ele e o desenrolar da história como um todo. No fim, acabamos confiando no juízo de Jane sobre isso, pois, ainda que ela não seja a mulher de mais sorte ou azar do mundo, ela com certeza é portadora de uma maturiade e de uma coragem invejáveis.

Alexia.Horner 21/01/2024

Apesar do começo lento, Jane Eyre é uma obra prima de superação e de um livro antigo representando uma mulher forte e decidida. Não sei se vou conseguir superar ele tão cedo, mas definitivamente não esperava uma narrativa tão boa e personagens tão complexos e cheios de camadas

Thati 23/12/2023

Minha última leitura de 2023! E fechando com chave de ouro, pq que LIVRO BOM...Jane Eyre com certeza está no meu top 5 de clássicos.
Me senti lendo uma fanfic, primeiro ela é uma criança órfã que sofre na família com que convive e é então mandada pra um internato, depois de anos lá, ela se torna professora e então resolve ir embora e trabalhar como preceptora pra uma família rica, lá ela o Sr. Rochester, seu patrão por quem se apaixona (e ele também por ela) mas então descobre que não pode se casar com ele (e aqui eu fiquei em choque do porque) e foge, vira mendiga (muito difícil ler essas partes, sério), consegue ajuda em uma casa que mora um homem e suas duas irmãs, e depois de um tempo (por incrível coincidência) descobre que na verdade eles são parentes e que ela tem um tio que deixou uma herança. Depois de alguns acontecimentos, ela decide voltar pro Sr. Rochester, e descobre que eles finalmente podem se casar.

E aqui um trecho que mostra porque a Jane é uma protagonista diferente:

"Pense na infelicidade dele, pense no perigo que ele corre, veja o estado em que fica quando deixado a sós, lembre-se de sua natureza obstinada, considere a imprudência que se seguirá ao desespero, apazigue-o, salve-o, ame-o, diga a ele que o ama e que será dele. Quem no mundo se importa com você? E quem será ferido por suas ações?

Ainda assim, a resposta foi inflexível: Quem se importa comigo sou eu. Quanto mais solitária, mais sem amigos, mais sem apoio ficar, mais respeitarei a mim mesma..."

Manu 12/11/2023

Obra prima
Todos os aspectos desse livro são insuperáveis, desde a construção da jane eyre até os conflitos inimagináveis na história.
as cinco ambientações que dividem a prosa são coordenadas de maneira sutil ao serem intimamente ligadas as vivências de jane eyre. assim como as características de terror do gótico feminino que se incorporam na história para demonstrar que a escrita feminina eh a que da voz a personagem central.
a detalhada caracterização das paisagens junto com as pinturas de jane são magníficas, indispensáveis para a demonstração de sentimentos ocultos nas interações dos personagens.
jane eyre eh uma leitura essencial para construção de caráter e fidelidade as nossas emoções e a nossa razão.

legolas_ 02/10/2023

Jane Eyre, que pode ser lido tanto como autobiografia, quanto como uma história de cunho principalmente fictício; mas que das duas formas carrega uma perfeição incontestável! Charlotte Bronte nos traz uma visão muito clara e muito inteligente da época em que o livro foi escrito, com pontos de vista e situações completamente mundanas e justificáveis.

Uma coisa que eu gostei muito por parte deste livro é que por mais que a protagonista seja vista como uma mulher forte e independente, a Charlotte não faz dela uma caricatura do feminismo, nem leva as suas atitudes ao clichê ridículo da mulher forte, porém estúpida e desnecessariamente petulante. Você reconhece todo o desenvolvimento e o que leva a Jane Eyre agir como age, e talvez o incômodo que poderia ser causado por uma personagem independente, porém mal escrita, se reverte numa pessoa excessivamente misericordiosa e apaixonada, mas que não se deixa oprimir por nada além dos próprios ideais.

Pra mim Jane Eyre é verdadeiramente forte, emocionalmente inteligente e muito perspicaz. Talvez, todas as boas impressões que o leitor possa ter do Sr. Rochester, sejam consequência dos pensamentos amorosos e compreensivos da Jane.

Brenda 28/09/2023

O amor tudo sofre, tudo suporta.
Jane Eyre é um clássico da literatura. Assim, é difícil não ter ouvido falar de um livro dessa importância. Outra razão pelo qual é muito conhecido são as várias adaptações cinematográficas da história. E por mais que se saiba do enredo, a experiência de leitura pode ser surpreendente. Muito se discute a relevância do texto para o feminismo, antes mesmo do movimento existir. De fato, a emancipação feminina é um tema abordado, mas a impressão que ficou para mim é que é apenas uma faceta, e nem a mais importante, do que se trata o livro. Também não corresponde a um romance entre um casal ideal, uma história de amor envolvente como os livros de Jane Austen, talvez seja por isso que essa autora seja mais popular entre os leitores do gênero. Para mim, Jane Eyre é um livro sobre uma jornada essencialmente cristã. Engraçado como fui pega de surpresa, visto que a perspectiva religiosa da narrativa é tão pouco falada, afinal, a literatura e seus admiradores parecem sentir cada vez mais repulsa de tudo que remete um cerne cristão. É interessante ver, no presente tempo, a liberdade da perspectiva secular da cultura, e as possibilidades que são apresentadas quando a religião não tiraniza ou domina as manifestações artísticas. Mas me incomoda ver que, ao que parece, uma crescente aversão, e até mesmo negação, de tudo o que é considerado cristão na cultura. Bem, voltando a narrativa, Jane é uma garota que trilha, ao longo de sua vida, o caminho bíblico de um verdadeiro discípulo de Cristo. Ela, nascida e criada em um contexto de injustiça e severidade, nutre ódio e ressentimento, peca, como qualquer humano. Mas, ao ter contato com o verdadeiro evangelho, na figura de Helen Burns, começa a rever suas ações e sentimentos, se arrepende e vive a partir daí uma vida de amor, perdão, renúncia e servidão. Sim, ela que preza acima de tudo a própria liberdade é um autêntico exemplo de serva, pois escolhe por si mesma doar-se em favor, até mesmo imerecido, daqueles que ela ama, e também dos que lhe foram cruéis. O romance entre Jane e Edward não é o ideal, o desejável. Não parece um grande negócio, ao fim do livro, ela casar com um homem mais velho, cego e deficiente físico. Mas ela o faz, porque nela existe o verdadeiro amor, o sentimento que excede questões de aparência, riqueza ou poder. Jane não é perfeita, mas é guiada pelo Espírito, de forma que até mesmo as adversidades de sua vida se desdobram em caminhos de benção e graça. O que eu posso dizer? Recomendo!