Judith Butler e a Teoria Queer

Judith Butler e a Teoria Queer Judith Butler


Compartilhe


Judith Butler e a Teoria Queer





Pensadora contemporânea provocativa, a feminista americana Judith Butler vem questionando e perturbando a forma como pensamos o sexo, a sexualidade, o gênero e a linguagem. Sua obra, para além dos estudos feministas, gays, lésbicos e queer, exerce enorme influência sobre uma série de campos teóricos e disciplinares. Para quem busca se aproximar do pensamento de Judith Butler, chega agora ao Brasil, pela Autêntica Editora, Judith Butler e a Teoria Queer', obra de Sara Salih, com tradução e notas explicativas de Guacira Lopes Louro. O livro apresenta uma introdução às ideias dessa grande filósofa do século XX.

Sem se preocupar com rótulos nem se filiar a escolas de pensamento, Butler lança mão, com perspicácia e ousadia, de teorias e conceitos de distintas procedências para formular suas perguntas sem fim e perturbar noções consagradas. Quem se constitui como sujeito? O que conta como uma vida? O que acontece se nossas identidades não são “bem sucedidas”? Esses fracassos podem proporcionar oportunidades para reconstruções subversivas da identidade? Como podemos identificar o que é subversivo e o que simplesmente consolida o poder? Essas são algumas das provocantes questões que Butler coloca ao longo de sua obra. Mas não devemos esperar que ela as responda de forma decisiva e conclusiva. O mais provável é que lance outras perguntas e ainda mais outras, levando seus leitores a refletir de modo novo, radical, mas sem tutela.

A disposição para o questionamento e a subversão é também a marca de sua escrita, tida por muitos como difícil, complexa, até mesmo “intimidante”. Às críticas que lhe são feitas ela responde que seu estilo de escrever é uma estratégia política consciente. Um estilo que é, por si e em si mesmo, performativo. Não tem dúvidas de que é possível “fazer coisas com as palavras”: sua escrita coloca, pois, em ação a desconstrução de que trata.

Nesse livro, Sara Salih constrói uma espécie de ponto de partida para a leitura de Butler. Sem descaracterizar o tom de abertura e indeterminação que marca o pensamento da teórica, Salih analisa seus trabalhos-chave e os situa em seus contextos teóricos, filosóficos e políticos. Examina, igualmente, o impacto de suas ideias, os debates e as críticas que elas têm suscitado e, por fim, oferece um roteiro sugestivo de leituras complementares.

Filosofia / LGBT / GLS / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Judith Butler e a Teoria Queer

Similares

(38) ver mais
Relatar a si mesmo
Problemas de Gênero
Teoria Queer
#MeuAmigoSecreto

Resenhas para Judith Butler e a Teoria Queer (8)

ver mais
on 26/12/22


Excelente compilado das obras da Judith sobre gênero. É um bom começo pra quem quer se aventurar nas obras de Butler.... leia mais

Estatísticas

Desejam102
Trocam1
Avaliações 4.4 / 124
5
ranking 53
53%
4
ranking 41
41%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Pluricom
cadastrou em:
19/07/2012 11:56:03
Maria
editou em:
27/07/2023 21:40:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR