La vie en close

La vie en close Paulo Leminski


Compartilhe


La vie en close





Edição avulsa de um dos livros mais cultuados do poeta.

“Completa a obra/ o vento sopra/ e o tempo sobra”. Publicado originalmente em 1991, dois anos depois da morte de Paulo Leminski, La vie en close foi organizado em uma tarde de setembro de 1988 pelo autor e pela poeta Alice Ruiz S.

Com a língua afiada e uma surpreendente habilidade de brincar com as palavras, criando rimas inesperadas e subvertendo clichês e ideias fixas, este livro é um elogio ao movimento e à mudança: “alguém parado/ é sempre suspeito/ de trazer como eu trago/ um susto preso no peito”. E conclui: “parar dá azar”.

O resultado é uma obra meditativa, que dialoga com as experimentações da poesia concreta, a coloquialidade da geração marginal e a filosofia da cultura oriental. Ao jogar luz sobre a vida, suas revelações e suas descobertas ― mas também suas dores e sua finitude ―, o poeta curitibano traz a inteligência, o humor, a erudição e a sagacidade que se firmaram como suas marcas registradas: “vida que me venta/ sina que me brisa/ só te inventa/ quem te precisa”.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
La vie en close
La Vie En Close

Similares

(5) ver mais
Além do mais e do menos
Caprichos & Relaxos
Distraídos Venceremos
Winterverno

Resenhas para La vie en close (36)

ver mais
Leminski é um poeta atemporal
on 12/11/23


Simples. Profundo. Cheio de segundas intenções e uma bela escrita. Poemas que doem tanto quanto a realidade. Uma leitura fluida e rápida pra uma noite com vinho e amigos. Adorei. Quero mais.... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.3 / 312
5
ranking 51
51%
4
ranking 34
34%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Jenifer
cadastrou em:
11/04/2024 19:01:59
lestatdelioncourt
editou em:
13/04/2024 09:21:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR