Léxico Familiar

Léxico Familiar Natalia Ginzburg


Compartilhe


Léxico Familiar





“Neste livro, lugares, fatos e pessoas são reais. Não inventei nada”, escreve Natalia Ginzburg sobre sua obra mais célebre, Léxico familiar, de 1963. Nos anos 1930, como consequência da criação de leis raciais na Europa, inúmeras famílias foram obrigadas a deixar seu lar, tornando-se apátridas ou sendo literalmente destroçadas pela guerra que se seguiu. É nesse cenário que se inscrevem as memórias de Ginzburg. Nelas, o vocabulário afetivo de um clã de judeus antifascistas se contrapõe a um mundo sombrio, atravessado pelo autoritarismo. Trata-se de uma história de resistência, narrada em tom menor, e, sobretudo, da gênese de uma das escritoras mais poderosas do nosso tempo.

“Natalia escreve com precisão e fluidez, com genuíno amor às pessoas e às palavras.” — Alejandro Zambra, em prefácio inédito escrito para esta edição.

Romance / Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
Léxico Familiar
Léxico Familiar
Family Lexicon
Léxico Familiar

Similares

(10) ver mais
Contos Completos
Caro Michele
Mulheres que não sabem chorar
As pequenas virtudes

Resenhas para Léxico Familiar (16)

ver mais
Léxico familiar, de Natalia Ginzburg – Nota 8/10

Hoje em dia, quando se fala em escritora italiana, logo pensamos no sucesso Elena Ferrante. No entanto, a voz feminina na literatura italiana começou muito antes, com as obras de Natalia Ginzburg – e que, já aviso, não se assemelham com a forma de narrar histórias de Ferrante. “Léxico familiar” é um dos livros mais conhecidos da autora e foi a minha escolha para o mês de dezembro do #DesafioBookster2019, em que o tema era relações familiares. • E, como o título já indica, esse livro t... leia mais

Estatísticas

Desejam230
Trocam1
Avaliações 4.2 / 175
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 11
11%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

25%

75%

Manuella
cadastrou em:
12/01/2018 20:53:00