Lisboa

Lisboa Fernando Pessoa


Compartilhe


Lisboa


O que o turista deve ver




O conteúdo do baú de Fernando Pessoa parece infinito, e de tempos em tempos a bibliografia pessoana se enriquece com mais um achado, como acontece com esse guia turístico escrito propositadamente em inglês em torno de 1925. Lisboa: o que o turista deve ver, em edição bilíngüe com prefácio de Teresa Rita Lopes, levará o leitor, turista ou não, pelos marcos arquitetônicos, artísticos, folclóricos ou de puro lazer da chamada “cidade branca”.



Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, pretendia com este guia inaugurar uma série de publicações visando dignificar Portugal, “descategorizado”, segundo ele, ante o continente europeu. Com mais de oitocentos anos de história, e em grande parte intacta desde os dias de Pessoa, Lisboa se deixa aqui revisitar pelos olhos do poeta que em tantos e importantes heterônimos se desdobrou.



Sentaremos nas mesas dos cafés “A Brasileira”, “Montanha” ou “Martinho da Arcada”, que ele freqüentava, subiremos às amieiras do Castelo de São Jorge, construído pelos mouros e marco da fundação do estado português, palmilharemos o Terreiro do Paço, o Cais do Sodré e todos os mil cantos e recantos, ensolarados ou sombrios, de uma cidade quase totalmente reconstruída pelo Marquês de Pombal depois do terremoto de 1755, que pôs abaixo boa parte da antiga Lisboa medieval.

Edições (1)

ver mais
Lisboa

Similares


Resenhas para Lisboa (1)

ver mais
on 19/8/13


Por que li esse livro? De viagem marcada para a Europa com passagem em Lisboa eu vagueava na internet procurando por informações turísticas quando surge essa surpresa: um Guia Turístico de Lisboa escrito pelo próprio Fernando Pessoa! A história Fernando Pessoa narra, curva a curva, um passeio pelos pontos que considera importantes em sua cidade. O texto objetivo, jornalístico, apresenta um outro inimaginável lado do poeta de tantas faces. O prefácio esclarece que o manuscrito foi ... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 14
5
ranking 21
21%
4
ranking 57
57%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Pris
cadastrou em:
27/04/2010 22:04:00