O dia em que morri em um desastre aéreo

O dia em que morri em um desastre aéreo João Saraiva


Compartilhe


O dia em que morri em um desastre aéreo





Se é verdade a máxima de Tolstói – de que as famílias felizes são todas iguais, enquanto as infelizes são únicas em sua tristeza –, no seu romance de estreia, João Saraiva tematiza uma família muito ímpar. Pois, o que se põe em cena em O dia em que morri num desastre aéreo é uma derrocada, ao mesmo tempo sintomática do Brasil atual, e única em sua loucura.

Desde a primeira linha estamos mergulhados nesse universo imprevisível, quando um publicitário arrogante descobre, por meios kafkianos, que morreu num acidente de avião. Giovani é um patriarca que se acredita no controle de todas as situações. A sua própria morte traz uma ruptura tão radical que a visão que ele tinha de própria família se estilhaçará nos capítulos seguintes.

O foco desloca-se, então, para a esposa, a filha, a empregada. Dialogando com uma tradição literária de romances fragmentados entre vários pontos de vista – Enquanto agonizo, de William Faulkner, A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan –, João Saraiva dá voz a personagens em busca de uma maneira de expressão muito distante do jugo racionalizante e totalitário da figura paterna de Giovani.

O recurso, para além dos efeitos mais óbvios, abre as portas da experimentação, permitindo que Saraiva mescle diversos gêneros literários e registros linguísticos num só texto. O resultado é complexo, esfacelado e poderoso.

Dessa maneira, O dia em que morri em um desastre aéreo constrói um caleidoscópio das mudanças que o núcleo familiar brasileiro tem vivido nas últimas décadas ao mesmo tempo em que nos apresenta um escritor estreante com um estilo já tão seguro.

Antônio Xerxenesk

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O dia em que morri em um desastre aéreo

Similares


Resenhas para O dia em que morri em um desastre aéreo (6)

ver mais
O dia em que morri em um desastre aéreo
on 31/3/21


Você já se perguntou como sua morte afetaria seu grupo de pessoas mais próximas? Tem certeza de como qualquer uma delas agiria? Giovanni é um publicitário brasileiro que acabou de morrer em um desastre aéreo enquanto viajava de Madri para São Paulo. Ou melhor, era para ter morrido, mas perdeu o horário daquele voo. No livro, o que me chamou atenção foi que, embora Giovanni não fosse um personagem ?tão morto assim? fisicamente, ele já estava, há muito tempo, completamente morto por d... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.9 / 14
5
ranking 36
36%
4
ranking 36
36%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Jenifer
cadastrou em:
12/12/2019 16:54:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR