O diabo e a terra de Santa Cruz

O diabo e a terra de Santa Cruz Laura de Mello e Souza


Compartilhe


O diabo e a terra de Santa Cruz


Feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial




Primeiro estudo realizado no Brasil sobre a feitiçaria nos tempos coloniais, baseado em crônicas da época, devassas eclesiásticas e processos da Inquisição.

Este é o primeiro estudo realizado no Brasil sobre a feitiçaria nos tempos coloniais. É também um dos primeiros livros editados entre nós dentro da corrente da história das mentalidades e do imaginário. Uma verdadeira arqueologia da religiosidade popular, com base em cronistas da época, devassas eclesiásticas e processos da Inquisição, em uma linguagem que mostra rigor literário e científico e não o tédio acadêmico.

Por meio da nossa herança cultural européia, indígena e africana, aqui são rastreadas antigas práticas e personagens que, ainda hoje, integram nossa crença e frequentam nossos terreiros.

História / História do Brasil

Edições (2)

ver mais
O Diabo e a Terra de Santa Cruz
O diabo e a terra de Santa Cruz

Similares

(17) ver mais
Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas
A Feiticeira
Trópico dos Pecados
O Martelo das Feiticeiras

Resenhas para O diabo e a terra de Santa Cruz (8)

ver mais
"Deixando pelo caminho mortes e sofrimentos atrozes....
on 15/5/20


....o longo processo de aculturação acabou por fundir sabás, missas e calundus." A obra é de fundamental importância no estudo do processo de formação do Brasil. A autora retrata de maneira excelente (por sinal, o livro é muito bem escrito) o sincretismo religioso, as perseguições e os subterfúgios no que concerne a crenças e costumes (principalmente de escravos) que estiveram presentes no Brasil Colônia.... leia mais

Estatísticas

Desejam110
Trocam1
Avaliações 4.4 / 154
5
ranking 58
58%
4
ranking 34
34%
3
ranking 6
6%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Guto
cadastrou em:
18/02/2009 19:10:13
Alê | @alexandrejjr
editou em:
19/06/2023 15:58:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR