Perto do Coração Selvagem

Perto do Coração Selvagem Clarice Lispector


Compartilhe


Perto do Coração Selvagem





Em Perto Do Coração Selvagem, Clarice narra a história de Joana, uma moça que logo fica órfã de pai e mãe, e que desde sempre tem o costume da introspecção. Falando-se de Lispector, e em especial este livro, a sensação que percorre as veias depois da leitura é de um mergulho tão profundo em si mesmo, profundo o suficiente para não se voltar mais à superfície como antes.
A narrativa do romance é quebrada, feita de flashbacks da memória da personagem principal, que se fundem com seu dia-a-dia, com os diálogos com os outros personagens. Diálogos que não aparecem muito durante a leitura, mas que sempre deixam a sensação de serem monólogos, devido ao fato de Clarice jamais abandonar a percepção da mente do personagem frente a palavras e meios externos.
O romance caminha em passos árduos, num silêncio branco. Árdua é a leitura do livro, pois como foi dito, não se volta mais a superfície como antes. É um mergulho, é uma tentativa de saber a si mesmo, de perguntar-se pouco, compreender mais e entender o que for necessário. É um romance pra sentir "no estômago", e não para ser entendido. Clarice Lispector é deveras humana, a sua busca pela lucidez revela, de um outro ângulo, sua insatisfação com uma realidade moldada. Joana, a personagem do livro, entende que é eterna em seu pensamento contínuo: e chega a cansar-se várias vezes. Mas prossegue, como uma lagarta que mesmo machucada, gorda de si mesma e feia, tece um casulo em volta de si para alcançar seu outro estágio. Como disse Hermam Hesse " Não há caminho mais obscuro para o homem do que aquele que o leva para si mesmo". Clarice mostra, neste romance, que o caminho é obscuro apenas enquanto não encontramos, reconhecemos, identificamos e transmutamos nossa própria luz. O túnel é profundo, mas como se saber o que tem no final se nos acostumamos com a escuridão da inconsciência?

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (9)

ver mais
Perto do coração selvagem
Perto do Coração Selvagem
Perto do Coração Selvagem
Perto Do Coração Selvagem

Similares

(6) ver mais
Para Não Esquecer
Mulheres que não sabem chorar
Laços de familia
Poemas Escolhidos

Resenhas para Perto do Coração Selvagem (92)

ver mais
on 22/9/09


Há (muitos) momentos na história em que os pensamentos dela são idênticos aos meus, coisas tão únicas, tão íntimas que eu me surpreendo.... leia mais

Vídeos Perto do Coração Selvagem (5)

ver mais
DESPINDO ESTÓRIAS DE... CLARICE LISPECTOR (PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM #1) | Despindo Estórias

DESPINDO ESTÓRIAS DE... CLARICE LISPECTOR (PE

Projeto Leia Mulheres

Projeto Leia Mulheres

Lendo Clarice #1 - Perto do coração selvagem (Livro #4)

Lendo Clarice #1 - Perto do coração selvagem

Resenha Perto do coração selvagem

Resenha Perto do coração selvagem


Estatísticas

Desejam584
Trocam18
Avaliações 4.1 / 2.834
5
ranking 46
46%
4
ranking 30
30%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

21%

79%

Silvio
editou em:
26/07/2018 01:20:47