Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis




Dom Casmurro (Clássicos eternos #3)





[Coleção clássicos eternos]

Embora tenhamos escrito incontáveis obras desde o advento da escrita, há alguma arte que parece vencer o próprio fluxo do tempo, algumas histórias que se tornaram já mitologia por onde passaram, e que já foram lidas e encenadas pelas mentes de milhões e milhões de seres humanos.
A "Coleção clássicos eternos" reconhece a importância de trazer esta luz para ser refletida no maior número de espelhos possível, e cada um de nós é um espelho, e a luz foi criada para ser refletida.
Assim sendo, temos o compromisso de trazer edições cuidadosamente elaboradas dos grandes gênios de outrora, por um preço acessível – principalmente por se tratar de material em domínio público.

[Dom Casmurro, de Machado de Assis]

Dom Casmurro, romance publicado em 1899 pela Livraria Garnier, continua a ser um dos livros mais famosos de Machado, sendo considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.
Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua juventude até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas lembranças, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.
Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio recente onde o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça "Otelo", de Shakespeare.

[e-book disponível para Kindle, Kobo e Lev]

Literatura Brasileira / Romance / Ficção

Edições (169)

ver mais
Dom Casmurro
Dom Casmurro
Dom Casmurro
Dom Casmurro

Similares

(33) ver mais
Inocência
Noite na Taverna
Memórias de um Sargento de Milícias
A Escrava Isaura

Resenhas para Dom Casmurro (804)

ver mais
on 5/1/09


Não é Capitu que trai. É Bentinho!!! Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que ... leia mais

Vídeos Dom Casmurro (16)

ver mais
Review - Livro Dom Casmurro

Review - Livro Dom Casmurro

Dom Casmurro { Lendo Clássicos }

Dom Casmurro { Lendo Clássicos }

PF Vid 010 Top Nacionais (Parte I): 8 livros!

PF Vid 010 Top Nacionais (Parte I): 8 livros!

O QUE SÃO LIVROS CLÁSSICOS? #BrunaExplica | Bruna Miranda

O QUE SÃO LIVROS CLÁSSICOS? #BrunaExplica | B


Estatísticas

Desejam1.866
Trocam1.151
Avaliações 4.1 / 57.309
5
ranking 46
46%
4
ranking 29
29%
3
ranking 18
18%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

26%

74%

raph
cadastrou em:
26/08/2016 12:33:11
Vivi
editou em:
06/12/2016 12:00:23
Vivi
aprovou em:
06/12/2016 12:00:26