Focus é o primeiro êxito literário de Arthur Miller, prenunciando já o homem de teatro, pela caracterização minuciosa do personagem e da situação.
Desde o começo sinistro (um grito na madrugada, na rua deserta; um homem e uma mulher lutam, observados por um homem que de trás das cortinas imagina ser aquilo um conflito irreal de senho), Focus transporta o leitor numa escala apavorante ao âmago de uma situação que, na época, foi uma real ameaça a todos.
É a história de um americano quieto e respeitável que, por um capricho do destino, é levado a uma vida que passa a ser um pesadelo de insegurança, distorcida pelo romance e a violência física. O assuno que provoca a transformação do personagem central de um não-ser pusilânime em um homem que pensa e luta, é o anti-semitismo.
A respeito de Focus e das forças que criaram o romance, disse Arthur Miller na edição original do livro:
"Com tantas nações diferentes representando o povo dos Estados Unidos da America, dificilmente alguém terá vivido aqui sem ser equivocadamente tomado ao menos uma vez por italiano, polaco, irlandês... por qualquer coisa que não é. Cá para nós, de italiano para italiano já me regalei com anedotas sobre a falsidade dos irlandeses. Rigorosamente entre nós judeus, fui ouvinte confidencial do ultimo caso daquele 'italiano nojento'. Aqui entre nós americanos, já me explicaram por que os estrangeiros se comportam dessa maneira. E como camaleão involuntário, já participei dos mais recônditos temores que os membros dos vários grupos étnicos tem uns dos outros. O que sempre me chama a atenção nessas conversas de um minuto para a meia-noite é o seu caráter alucinatório. Alguém conversa com você. Fala com intimidade, porque vocês dois são iguais. Mas chega o momento em que você revela que não é o que ele supunha. Rompeu-se o encanto. O olhar dele muda. Você muda aos seus olhos. Continua sendo a mesma pessoa que era um momento atrás, mas agora ele sabe o que você é.
Procurei em Focus mostrar essa reviravolta da alma de um homem, do medo para a aceitação, na presença de uma cidade que mudou sua maneira de considerá-lo quando a cara dele mudou. Procurei confrontar esse homem com a sua alucinação."
Romance