Um Pouco Além do Resto

Um Pouco Além do Resto Clarissa Corrêa


Compartilhe


Um Pouco Além do Resto





Clarissa Corrêa foi minha aluna. Peraí. Você já deve estar concluindo que ela aprendeu comigo alguma coisa. Não, eu fui seu aluno disfarçado de professor. Cada texto que vinha de seus olhos enormes e de suas sardas iluminadas roubava um riso que eu ainda não havia inventado em minha escrita. Sua produção me converteu em um docente pontual, que frequentava o campus com gosto, não reclamava do cartão-ponto e da lista de chamada obrigatória. Tudo para ouvir sua voz temperamental, passional e lúcida de Cyndi Lauper. Era confessional, mas absurdamente impessoal nas teorias. Como? Falava de si para teorizar o comportamento dos outros. Aqui, ali ao mesmo tempo.



Suas crônicas são ácidas, caem no colarinho e não saem com tira-manchas, perfuram o tecido até marcar a pele para sempre. Humor desesperado sobre relacionamentos desesperados sobre respostas desesperadas. Se não mentíssemos o que sentimos, não enfrentaríamos nenhum constrangimento na vida a dois. Mas mas mas mas a literatura é quando contamos a verdade. A derradeira transparência.



Um pouco além do resto é contido na linguagem, porém exuberante nas sugestões. Confirma o quanto complicamos a felicidade. É somente estar feliz que já cavamos suspeitas, provocamos brigas, recrutamos flertes para testar o amor do outro. A simplicidade não sacia ninguém – é o que parece lendo Clarissa, mesmo que a simplicidade seja o que a gente sempre sonhou em um relacionamento. O medo do futuro estraga o presente, e altera inclusive o passado. Não duvide do poder do pensamento: ele destrói amores perfeitos. São as suposições que se agigantam, e não diferenciamos o que é receio do que é real. Essa mania de procurar coisa onde não tem.



Desconfie menos, acredite mais. E aprenda com Clarissa como eu aprendi. - Fabrício Carpinejar


Edições (1)

ver mais
Um Pouco Além do Resto

Similares

(5) ver mais
Para Todos os Amores Errados
Faça Amor, Não Faça Jogo
Tudo que se perde, tudo que se ganha
Como ter uma vida normal sendo louca

Resenhas para Um Pouco Além do Resto (6)

ver mais
Resenha: Um pouco além do resto , de Clarissa Corrêa
on 30/9/20


Um pouco além do resto é um livro de crônicas que falam de amizade, relacionamentos, dúvidas, escolhas, sentimentos e dos conflitos internos pelos quais todos passamos na vida. A leitura abrange de tudo um pouco, amigos, trabalho, saudades dos que já se foram, decepções, amores errados, os erros que cometemos, saudades de situações que vivemos, mas o foco do livro ainda é o AMOR. Essa é a segunda vez que leio Clarissa Correa... e dess vez ela conseguiu me atingir em cheio! No fundo m... leia mais

Estatísticas

Desejam253
Trocam3
Avaliações 4.0 / 206
5
ranking 46
46%
4
ranking 25
25%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

5%

95%

Yasmin
cadastrou em:
18/09/2013 19:43:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR