O Ócio Criativo

O Ócio Criativo Domenico de Masi


Compartilhe


O Ócio Criativo





Domenico De Masi expôs suas idéias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia, como "A Emoção e a Regra" e "O Futuro do Trabalho".

Atento ao crescente interesse de um público mais amplo em seus conceitos e sua visão do futuro, De Masi elabora de forma acessível neste livro os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, da globalização, da criatividade e do tempo livre.

Insatisfeito com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, ele propõe um novo modelo baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer, no qual os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.

Segundo De Masi, "o ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também elevar-se para a arte, a criatividade e a liberdade. É no tempo livre que passamos a maior parte de nossos dias e é nele que devemos concentrar nossas potencialidades".

Sociologia

Edições (2)

ver mais
O Ócio Criativo
O Ócio Criativo

Similares

(3) ver mais
O Futuro do Trabalho
O Futuro Chegou
Alimentação Sem Carne

Resenhas para O Ócio Criativo (32)

ver mais
Aprender no trabalho enquanto se diverte
on 24/9/10


Domenico de Massi nesta obra efetua uma análise da sociedade pós-industrial. Segundo sua leitura, hoje já não existe a mesma necessidade de dedicação ao trabalho quanto havia na sociedade industrial. Graças à mecanização e informatização poder-se-ia produzir mais com menos esforço. O número de horas trabalhadas por semana poderia ser drasticamente diminuído. No entanto, o avanço tecnológico não foi acompanhado de uma evolução de mentalidade. Enquanto que o conceito de trabalho está l... leia mais

Estatísticas

Desejam184
Trocam45
Avaliações 3.9 / 828
5
ranking 31
31%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

47%

53%

Lindenberg
cadastrou em:
07/01/2009 09:47:47
Marco
editou em:
19/08/2015 21:46:21