Os negros na América Latina

Os negros na América Latina Henry Louis Gates Jr.


Compartilhe


Os negros na América Latina





Segundo Henry Louis Gates Jr., a história da diáspora africana é em grande medida a história dos ciclos econômicos - mineração, açúcar, tabaco, pecuária - das colônias europeias no Novo Mundo. A partir da descoberta da América, milhões de homens e mulheres foram transportados em horríveis condições até portos como os de Havana, Veracruz e Salvador. Aqueles que sobreviviam à viagem em geral trabalhavam até a morte nas fazendas, minas e cidades coloniais, assim como seus descendentes.

A extinção do cativeiro, mais de três séculos depois, pouco alterou o estatuto socioeconômico dos negros e mestiços. Oprimidos por elites racistas, com raras exceções os afrodescendentes latino-americanos permanecem confinados nos níveis mais baixos da escala social. Em pleno século XXI, eles ainda batalham para conquistar seus direitos de cidadãos plenos e, sobretudo, a consciência de sua própria etnicidade.

Os negros na América Latina se origina da aclamada série de documentários homônima transmitida em 2010 pela televisão pública dos Estados Unidos. Produtor executivo, roteirista e apresentador da série, Gates procurou mostrar ao público norte-americano as peculiaridades das relações raciais em seis países do subcontinente: Brasil, México, Peru, República Dominicana, Haiti e Cuba.

Neste livro o autor amplia as reflexões realizadas diante das câmeras para traçar um panorama abrangente das condições de vida dos negros na atual conjuntura latino-americana.

Geografia / História / História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
Os negros na América Latina

Similares

(4) ver mais
Os Primeiros Americanos
O Trato dos Viventes
A força da escravidão
O Sul Mais Distante

Resenhas para Os negros na América Latina (3)

ver mais
6 países

O autor é norteamericano, isso influencia muito na leitura, já que é o tempo todo um olhar externo tentando compreender a pluralidade da negritude latina.... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.4 / 31
5
ranking 68
68%
4
ranking 16
16%
3
ranking 10
10%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2014 21:46:30
Jenifer
editou em:
16/09/2019 12:02:05