Flores artificiais

Flores artificiais Luiz Ruffato


Compartilhe


Flores artificiais





Novo romance do cultuado autor de Eles eram muitos cavalos.

O escritor Luiz Ruffato recebe em sua casa a correspondência de um desconhecido. Trata-se de um manuscrito, uma compilação de memórias que Dório Finetto, funcionário graduado do Banco Mundial, redigiu a partir de suas muitas viagens de trabalho. Como consultor de projetos na área de infraestrutura, Finetto percorreu meio mundo numa sucessão de simpósios, reuniões e congressos. A mente de engenheiro, no entanto, esconde um observador arguto e sensível, uma dessas pessoas capazes de se misturar com naturalidade num grupo de desconhecidos.

De Beirute a Havana, passando por Hamburgo, Timor Leste, Buenos Aires e incontáveis lugares mundo afora, Finetto colecionou grandes histórias e pequenos acontecimentos. Foi tão capaz de se misturar à vida local quanto de saber a hora exata em que o prudente é tomar distância e não se envolver. Por alguns momentos, fez parte da vida dessas pessoas. Em outros, foi protagonista involuntário do drama alheio. Às vezes, assistiu a essas realidades quase como de um periscópio.

Foi a partir dessas observações que Finetto compôs seu Viagens à terra alheia, o manuscrito que mandou ao conterrâneo Luiz Ruffato. E é este livro dentro do livro que Ruffato irá transformar no romance Flores artificiais. Partindo de um esqueleto ficcional, Ruffato - o autor, e não o personagem do próprio livro - irá embaralhar as fronteiras entre ficção e realidade, sem jamais perder de vista a força literária que é a grande marca de sua obra.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Flores artificiais

Similares

(11) ver mais
Estive em Lisboa e lembrei de você
Todos nós adorávamos caubóis
A passagem tensa dos corpos
O professor

Resenhas para Flores artificiais (1)

ver mais
Envelope extraviado
on 5/1/22


A experiência de ler FLORES ARTIFICIAIS é como percorrer o caminho ao redor do globo de uma correspondência perdida. Gosto dessa mistura de ficção com realidade, com histórias inspiradas nas memórias de Dório Finetto, a pedido do próprio ao autor via carta. Só a peregrinação já vale a pena a leitura, com as histórias passando por Beirute, Havana, Hamburgo, Buenos Aires. O autor sabe caracterizar muito bem seus ambientes, fazendo dos próprios seus personagens como fez com Lisboa e... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam2
Avaliações 3.6 / 93
5
ranking 24
24%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 11
11%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Marcos
cadastrou em:
21/05/2014 16:32:32
Jenifer
editou em:
22/06/2021 22:20:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR