Um pássaro na gaiola

Um pássaro na gaiola Kurt Vonnegut


Compartilhe


Um pássaro na gaiola





São as aventuras e desventuras de um americano sincero e bem intencionado ao longo das últimas quatro décadas, com excelente formação universitária e dotado de uma percepção crítica que se choca com o meio, quase sempre por ingenuidade e boa-fé de sua parte (...)

Contudo, o que interessa de verdade não são as peripécias dele, de resto extremamente bem articuladas e narradas com humor e finura de espírito por Vonnegut. Na realidade, Um pássaro na gaiola é uma parábola – no mesmo sentido em que o são certas passagens dos Evangelhos bíblicos – sobre os fundamentos e os destinos práticos da vida norte-americana. Através de seu herói – de suas interrogações, dúvidas, desejos, amarguras e sonhos – Vonnegut interpela vigorosamente todo o complexo existencial de uma sociedade tal como a construída nos Estados Unidos. A cada situação que o herói tem de enfrentar, subjaz a pergunta: será que vale a pena?

Um pássaro na gaiola não é um livro em que apenas um americano pode se ver: é, igualmente, uma história onde os leitores brasileiros podem e devem aprender que qualquer crise – pessoal ou coletiva – só tem razão de ser se nos levar à sua superação na e pela liberdade.

http://sofismo.wordpress.com/na-cabeceira/

Edições (2)

ver mais
Um Pássaro na Gaiola
Um pássaro na gaiola

Similares

(1) ver mais
O Arquivo Dalkey

Resenhas para Um pássaro na gaiola (1)

ver mais
on 20/6/10


Uma nação em desencanto revelada pela voz de Walter F. Starbuck, minúsculo prisioneiro / sobrevivente de circunstâncias muito além de seu controle. Talvez o retrato de uma outra Dresden, agora doméstica, numa estrutura de certo modo similar à da obra-prima “Matadouro 5”.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam2
Avaliações 3.7 / 52
5
ranking 23
23%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 10
10%
1
ranking 2
2%

53%

47%

Tito
cadastrou em:
10/08/2009 15:57:09