O Pior dos Crimes

O Pior dos Crimes Rogério Pagnan


Compartilhe


O Pior dos Crimes


A história do assassinato de Isabella Nardoni




A história completa do assassinato que chocou o Brasil Construído em ritmo de thriller, O pior dos crimes esmiúça o trágico caso que conseguiu estarrecer a opinião pública de um país rotineiramente violento. Em 29 de março de 2008, Isabella, de 5 anos, foi atirada ainda com vida pela janela do sexto andar do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta, Anna Carolina Jatobá, na zona norte da capital paulista, e morreu pouco depois de chegar ao hospital. O que se seguiu foi uma investigação e um processo repletos de pistas mal perseguidas, depoimentos de suspeitos com “pegadinhas”, uso de informações falsas, pressões indevidas para a obtenção de confissões, perícias criminais deficientes e um Ministério Público empolgado com os holofotes. Se o caso Nardoni representou ou não um erro judicial, se houve elementos suficientes para uma condenação “acima de qualquer dúvida razoável”, o leitor será capaz de dizer a partir da leitura deste instigante livro-reportagem.

"Este livro, construído em ritmo de thriller, merece ser lido por todos que se interessam por investigação policial, sistema judicial, crime e castigo. Um dos mais importantes repórteres policiais de sua geração, Rogério Pagnan não se contentou em detalhar o trágico caso que, por inúmeras características, conseguiu estarrecer a opinião pública de um país rotineiramente violento. O autor foi além, enfrentando questões urgentes e ainda pouco debatidas no Brasil a respeito da natureza e dos limites de um processo judicial, o que torna esta obra, desde já, imprescindível no campo do Direito. Aqui estão expostos os vícios que alimentam uma engrenagem burocrática investigatória abaixo das necessidades de um país com seus 60 mil homicídios ao ano: pistas mal perseguidas, depoimentos de suspeitos com “pegadinhas”, uso de informações falsas, pressões indevidas para a obtenção de confissões, perícias criminais deficientes, um Ministério Público empolgado com os holofotes, dúvidas transformadas em certezas. Embora, vale dizer, não sejam características restritas ao Brasil, são ingredientes de uma receita destinada a produzir processos frágeis e cheios de dúvidas. Mas, se o caso Nardoni de fato representou ou não um erro judicial, se houve elementos suficientes para uma condenação “acima de qualquer dúvida razoável”, como se espera no desfecho de qualquer acusação, o leitor poderá dizer a partir da leitura deste instigante livro-reportagem. Pagnan demonstra o que sempre se espera dos grandes repórteres em quaisquer circunstâncias: cético sem ser cínico, afirmativo sem ser leviano, ágil sem ser superficial. Sua exaustiva pesquisa sobre detalhes do processo, contrapondo argumentos da acusação e da defesa, produziu uma peça da mais alta qualidade e mais alto interesse jornalísticos. Obra que deveria servir de reflexão para todos que, de uma forma ou de outra, no curso de suas vidas profissionais, como policiais, promotores, juízes e jornalistas, acabam tendo que lidar com episódios dramáticos como a morte brutal da menina Isabella Nardoni." (Rubens Valente, jornalista)

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O Pior dos Crimes

Similares

(4) ver mais
Casos de Família
A Prova é a Testemunha
Todo dia a mesma noite
Cova 312

Resenhas para O Pior dos Crimes (24)

ver mais
Making a Murderer brasileiro
on 19/3/18


Dia 29 de março de 2008 teve um significado maior pra mim do que teve para a maioria das pessoas. Nesse dia, depois de alguns meses internado, meu avô veio a falecer. Na época, eu com 15 anos, no meio de um processo inicial de luto comecei a acompanhar as notícias na TV sobre uma menina de 5 anos que havia sido jogada da janela do 6º andar da sua casa. Tudo ainda era muito confuso, mas naquela primeira semana, em meio ao turbilhão que estava minha vida, acabei por me interessar cada ve... leia mais

Vídeos O Pior dos Crimes (1)

ver mais
O PIOR DOS CRIMES - A história do assassinato de Isabella Nardoni | Ju Oliveira

O PIOR DOS CRIMES - A história do assassinato


Estatísticas

Desejam124
Trocam3
Avaliações 4.1 / 171
5
ranking 44
44%
4
ranking 35
35%
3
ranking 15
15%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Daiane
cadastrou em:
23/01/2018 16:36:03
Daiane
editou em:
07/04/2018 06:31:16