A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso

A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso W. J. Solha


Compartilhe


A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso





O romance "A engenhosa tragédia de Dulcinéia e Trancoso" entrega o que podemos chamar de uma novela de cavalaria para tempos pós-modernos (dentro da lógica nordestina). W. J. Solhase abastece de aspectos regionalistas, sob a figura fulcral de Ariano Suassuna, e da ambivalência humorística de Miguel de Cervantes para tecer uma rede de transcriação de mitos – o poeta como profeta – e retrabalho de gêneros discursivos medievais, com forte emulação aos princípios humanistas, filosofantes, ao trovadorismo e às narrativas orais.

A obra se vale do encadeamento impressionante da musicalidade dos cordéis (a irreverência, as marcações dramatúrgicas, o fluxo lírico preciso), entregando um sertão estilizado, mas não um sertão impossível, de beleza forçada. Solha não se esquece do sertão seco, duro, violento, trágico. São jogos contrastantes de palavras – “de cancros e caranguejos” – com o melhor das apropriações do cinema, da filosofia, dos aspectos religiosos da cultura nordestina, do universo dos vaudevilles.

Também merece realce o trabalho interno com os hábitos, com as cores, com os contornos, “a nordestina ousadia”, a inteligência e astúcia que Solha imprime como se estivéssemos diante de uma procissão ou de uma companhia de teatro itinerante.

Ficção

Edições (1)

ver mais
A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso

Similares


Resenhas para A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso (1)

ver mais
A engenhosidade a serviço da arte da palavra
on 18/7/18


Raras são as obras ficcionais, (e já escrevi isto em alguma crítica), em que seus autores tentam estabelecer diálogo com textos de outros escritores. Mais raro ainda quando nesse diálogo se inclui também uma referencialidade expressa à obra de autores distanciados no tempo por séculos. E raríssimo quando de um tal projeto, resulta obra de alta qualidade como é o Rimance do senhor Waldemar José Solha, “A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso”. Alguns pensarão que a grafia da palavr... leia mais

Vídeos A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso (1)

ver mais
A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso, de W. J. Solha (resenha)

A engenhosa tragédia de Dulcineia e Trancoso,


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Penalux
cadastrou em:
26/06/2018 11:40:17
Leitor
editou em:
24/12/2018 13:47:39