Grama

Grama Keum Suk Gendry-Kim


Compartilhe


Grama





Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade.

Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que acompanhamos sua triste história de vida.

Lançada na Coreia do Sul em 2017, a obra já ganhou publicações em outros seis idiomas e tem colecionado prêmios e elogios da crítica no mundo todo. Venceu o Prêmio Especial Bulles d’Humanité, do tradicional diário francês L’Humanité; entrou para as listas de melhores histórias em quadrinhos de 2019 dos jornais The New York Times e The Guardian; venceu os prêmios The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Award e VLA Graphic Novel Diversity Award; e agora, em 2020, está indicada em três categorias do célebre Prêmio Eisner, como Melhor escritor/artista, Melhor trabalho baseado em fatos e Melhor edição americana de material asiático.

O grande êxito de Grama está em trazer à tona a questão desse gravíssimo crime de guerra em uma narrativa leve e chocante ao mesmo tempo, sempre com ênfase na força e determinação de sua protagonista para superar adversidades e manter-se viva. A edição da editora Pipoca & Nanquim, traduzida diretamente do coreano, tem 492 páginas em papel offset 90g, capa dura macia ao toque e com verniz localizado, lombada redonda e fitilho de tecido.

HQ, comics, mangá / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Grama
Grass

Similares

(11) ver mais
Pachinko
Herdeiras do Mar
Henri Desiré Landru
A Espera

Resenhas para Grama (410)

ver mais
Grama - Keum Suk Gendry-Kim
on 8/10/23


Esse HQ me fez chorar três vezes, além de me emocionar, me deixou extremamente revoltada com o que os japoneses fizeram com o povo coreano, muitos enterrados ainda com vida, outros sendo queimados vivos em grupos após jogar líquidos inflamáveis. Além das condições precárias daqueles que os japoneses deixaram "sobreviver", deixando-os passarem frio e fome, dando apenas sobras e comidas estragadas, ainda eles eram forçados a trabalharem pesado, ao ponto de muitos morrerem durante o serv... leia mais

Vídeos Grama (9)

ver mais
Os quadrinhos mais lindos da minha estante

Os quadrinhos mais lindos da minha estante

Grama

Grama

UNBOXING de Agosto ? Recebidos, desejados,quadrinhos e mais | Karina Nascimento | Paraíso dos Livros

UNBOXING de Agosto ? Recebidos, desejados,qua

Leituras finalizadas em Julho 2022! Em meio ao caos, excelentes livros/companheiros!

Leituras finalizadas em Julho 2022! Em meio a


Estatísticas

Desejam471
Trocam1
Avaliações 4.8 / 2.321
5
ranking 85
85%
4
ranking 13
13%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Joseph12
cadastrou em:
11/06/2020 18:03:53
Jenifer
editou em:
01/07/2020 14:49:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR